06.09.24

Dezoito alunos do Vieira estão na final da Olimpíada Nacional de Ciências

Competição é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Dezoito alunos do Vieira estão na final da Olimpíada Nacional de Ciências

Torcida total pelos 18 estudantes do Colégio Antônio Vieira que se classificaram para a grande final da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O resultado da primeira fase foi divulgado no último dia (2) . Agora, os alunos vieirenses (veja abaixo a relação dos nossos finalistas!) participarão, nos próximos dias 12 e 13, da última etapa da competição que envolve, a partir de níveis diferenciados, estudantes de todo o Brasil do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio; e, ainda da 4ª série do Ensino Técnico, bem como da Educação de Jovens e Adultos das séries citadas. A premiação final é feito pelo Ministério, em Brasília

Profa. Cynthia Marques

As provas da Olimpíada, realizadas no formato on-line, testa os conhecimentos dos estudantes nas áreas de Astronomia, Biologia, Física, História e Química. No Vieira, os estudantes contam com a orientação dos professores Luís Gois e Cynthia Marques, do Departamento de Ciências Naturais e que também atuam como articuladores da olimpíada na instituição.

A professora Cynthia destaca o empenho do colégio em desenvolver diversas habilidades nos alunos, preparando-os e os incentivando a participarem de olimpíadas do conhecimento, como a ONC. “Por meio de projetos, aulas dinâmicas e apoio contínuo, os estudantes são encorajados a aprofundar seus conhecimentos científicos, ao mesmo tempo em que aprimoram o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas, competências essenciais para se destacarem em competições como essa”, diz.

DESPERTAR PARA A CIÊNCIA

A ONC é organizada pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e constitui um programa da Associação Brasileira de Química (ABQ), Departamento de História da Unicamp, Instituto Butantã (IB), Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsáveis pela execução.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), os objetivos são: despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais; aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino médio e do ensino fundamental; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, nas universidades ou nos setores produtivos; proporcionar desafios aos estudantes visando o aprimoramento de suas formações; e, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Confira agora a relação dos estudantes finalistas do Vieira!

8º ano EF

Heitor Coelho Sodré Macedo
Lucas Gusmão Ladeia Vasconcelos Rocha
Lucca Valente Luz

Parabéns a todos e boa sorte na etapa final!