26.07.24

Jogos Olímpicos mostram importância do incentivo aos esportes para crianças e jovens

Alunos vieirenses revelam potencial participando de mostras e competições, representando o colégio, associações e clubes

Os Jogos Olímpicos de Paris têm abertura oficial nesta sexta-feira (26), às 14h30, reunindo os melhores atletas dos esportes em todo o mundo. Um incentivo para as crianças e jovens que faz a diferença. “Toda criança e adolescente em idade escolar, está em pleno desenvolvimento socioemocional, cognitivo e psicomotor. Os esportes são por excelência um meio de desenvolvimento das múltiplas áreas, contribuindo para melhorar a autoestima, o equilíbrio físico e psíquico, a disciplina, a capacidade de interação social, a afetividade, as percepções, a expressão, o raciocínio e a criatividade”, destaca o psicólogo e professor de Educação Física do Colégio Antônio Vieira, Claudio Roberto Cruz.

No Colégio Antônio Vieira, a equipe do Departamento de Educação Física (Defe) “empenha-se em fomentar e proporcionar a prática esportiva, diminuindo o sedentarismo e estimulando o estilo de vida saudável”, como frisa o Prof. Cláudio Cruz. A valorização dos esportes no Vieira começa desde cedo com as crianças do Ensino Fundamental, seguindo até o Ensino Médio, seja durante as aulas de Educação Física ou nas atividades extracurriculares, como natação, futsal, vôlei, basquete e ginástica rítmica. Na GR, por exemplo, as ginastas treinam o ano todo para a grande Mostra CAV-GR, este ano prevista para os dias 28 e 29 de novembro.

A GR faz parte das modalidades esportivas extracurriculares do Vieira

Em algumas modalidades, como vôlei, basquete e futsal, times oficiais do Vieira participam de jogos intercolegiais. Esta semana, o colégio foi destaque no basquete, com as vitórias das equipes Sub-15 e Sub-18 nos Jogos dos Colégios Particulares e Parceiros de Salvador (JCP-PAR), sob o comando do professor Elias Costa.

Times de basquete do Vieira iniciaram a semana olímpica vencendo jogos intercolegiais

Por meio do Grêmio Estudantil, os estudantes também organizam eventos esportivos, como o Campeonato de Fut 5, este ano envolvendo 20 clubes. Há ainda alunos que participam de cursos livres realizados no colégio, em parceria com escolas de karatê e judô.

Aulas de karatê estão entre os cursos livres realizados no colégio

MEDALHISTAS

Alunos do colégio também seguem, revelando talento nos esportes em clubes e associações, ganhando medalhas. Neste primeiro semestre, muitos brilharam. No início do ano, o aluno Bernardo Libório Lago ganhou da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) o troféu de Melhor do Ano 2023 na natação em águas abertas, na categoria Infantil 1. Já as estudantes Lavínia Fainstein e Maria Pontes Moreira conquistaram o 3º lugar na categoria feminino sub-19, classe 420, na 30ª Copa da Juventude de Vela, em Brasília.

O atleta da natação Bernardo e as atletas velejadoras Lavínia e Maria (podium 3)

Outro destaque foi a aluna Julia Hurst. Ela conquistou, em março, o 2º lugar na prova Sprint, na categoria de 10 a 19 anos, do circuito global de águas abertas Oceanman. Luísa Sugimoto, por sua vez,  disputou a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas em Itajaí (SC), garantindo vaga para representar o Brasil em duas competições internacionais: a Copa Pacífico, no Equador; e o Campeonato Mundial Júnior, na Itália. E João Vitor Mendes? Também deu show, conquistando a medalha de prata nas provas de 50m livre, 100m livre e 200m livre, tornando-se vice-campeão N/NE na categoria mirim 2.

Mais campeões das águas: Júlia, Luísa e João Vitor

Mais: Gabriela Lepikson foi a campeã da categoria mirim 2, na 3ª etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas. Nina Porciúncula, 7º ano EF, levou o 1º lugar na categoria Petiz 2 e o 6º lugar geral feminino, na 5ª etapa do mesmo campeonato.

Já fazendo história, nossas atletas Gabriela e Nina.

KARATÊ E JUDÔ

No Karatê, os estudantes Arthur Frank Neder e João Furtado brilharam!  O primeiro conquistou o 2º lugar nas competições kata e humjitê no Malta Open, o 2º lugar  kata e o 3º lugar kumitê no WKA Campeonato Mundial de Karatê, em Malta. João, por sua vez, foi o grande campeão nessas duas categorias no Campeonato Baiano, em Feira de Santana, além de ter ficado em 5º no Mundial em Malta.

Arthur, no judô, e a dupla de karatecas João e Arthur Frank: só feras!

O aluno Arthur Figueiredo fez bonito no judô. Conquistou o título de campeão brasileiro sub-18 Região III (Nordeste e Sudeste), na categoria de peso -90 Kg. Ele também recebeu, logo no início deste ano, o prêmio “Melhores do Ano 2023”.

São atletas vieirenses que inspiram e revelam o grande potencial de nossas crianças e jovens. Que a Olimpíada de Paris motive mais e mais nossos estudantes, incentivando-os a grandes vitórias e aprendizagens nos esportes e na vida.

Que venham as medalhas, Brasil!

Imagens: Secom/CAV, acervos pessoais e
Kudinova Olena/Shutterstock.