Dezoito alunos do Vieira estão na final da Olimpíada Nacional de Ciências
Competição é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Torcida total pelos 18 estudantes do Colégio Antônio Vieira que se classificaram para a grande final da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O resultado da primeira fase foi divulgado no último dia (2) . Agora, os alunos vieirenses (veja abaixo a relação dos nossos finalistas!) participarão, nos próximos dias 12 e 13, da última etapa da competição que envolve, a partir de níveis diferenciados, estudantes de todo o Brasil do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio; e, ainda da 4ª série do Ensino Técnico, bem como da Educação de Jovens e Adultos das séries citadas. A premiação final é feito pelo Ministério, em Brasília
As provas da Olimpíada, realizadas no formato on-line, testa os conhecimentos dos estudantes nas áreas de Astronomia, Biologia, Física, História e Química. No Vieira, os estudantes contam com a orientação dos professores Luís Gois e Cynthia Marques, do Departamento de Ciências Naturais e que também atuam como articuladores da olimpíada na instituição.
A professora Cynthia destaca o empenho do colégio em desenvolver diversas habilidades nos alunos, preparando-os e os incentivando a participarem de olimpíadas do conhecimento, como a ONC. “Por meio de projetos, aulas dinâmicas e apoio contínuo, os estudantes são encorajados a aprofundar seus conhecimentos científicos, ao mesmo tempo em que aprimoram o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas, competências essenciais para se destacarem em competições como essa”, diz.
DESPERTAR PARA A CIÊNCIA
A ONC é organizada pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e constitui um programa da Associação Brasileira de Química (ABQ), Departamento de História da Unicamp, Instituto Butantã (IB), Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsáveis pela execução.
Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), os objetivos são: despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais; aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino médio e do ensino fundamental; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, nas universidades ou nos setores produtivos; proporcionar desafios aos estudantes visando o aprimoramento de suas formações; e, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
Confira agora a relação dos estudantes finalistas do Vieira!
8º ano EF
Alice Malaquias Almeida
Isabella Bastos Rocha
Laura Katharina Leão Rodrigues Reis
Marina Lima
Sofia Pinon Lucas
9º ano EF
Anna Beatriz Pithon Fraga
Davi dos Santos Andrade de Sousa
Eduardo Gama Liborio
João Felipe Villas-Bôas de Matos
Lara Mendonça Fernandes
Maria Diniz Guerra de Andrade Sena
Maria Fernanda Dantas Carneiro
Nathália Luiza Serpa Dantas
Rebecca Lourenço Souza Santos
1ª série EM
Alexandre Burity Silva
Heitor Coelho Sodré Macedo
Lucas Gusmão Ladeia Vasconcelos Rocha
Lucca Valente Luz
Parabéns a todos e boa sorte na etapa final!
Leia também
-
18.09.24
Encontro de Jovens Transformadores prepara estudantes para desenvolver liderança inaciana
Habilidades foram trabalhadas em dia de formação com grupo de alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental do Vieira
-
17.09.24
FESTIVAL DAS BALEIAS – Projetos da Expociência são apresentados em evento da Unesco e USP
Duas equipes de estudantes vieirenses participaram do Festival das Baleias, evento integrado à programação do Ocean Troika Dialogue (OTD)
-
17.09.24
Naic do Vieira aproxima estudante da realidade universitária em projeto 'Faculdade na Escola'
Ação prevê rodas de conversa com ex-alunos do colégio que hoje estão fazendo Curso Superior em diversas áreas
-
16.09.24
Terceirão em Ação promove programação especial no Vieira para crianças de projetos sociais
Em ano de conclusão do Ensino Médio, estudantes mostram protagonismo em diferencial formativo da instituição