ARTIGO – Meio ambiente e as queimadas: questões para o Enem e para a vida
Biólogo e professor de Biologia do Vieira, Osman Barbosa alerta jovens a ficarem atentos à temática da sustentabilidade
O ano de 2024 ainda nem terminou e o Brasil já registrou o maior número de incêndios florestais dos últimos 14 anos. O fogo devastou áreas de vários biomas do país, incluindo Amazônia, Pantanal e Cerrado. Neste artigo, o biólogo Osman Barbosa, professor do Colégio Antônio Vieira, faz um alerta sobre a importância da atenção dos jovens às questões ambientais no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e na vida. Confira!
O meio ambiente e as queimadas: questões para o Enem e para a vida
Por Osman Barbosa, biólogo e mestre em Imunologia, atuando como professor de Biologia no Colégio Antônio Vieira
A Ecologia e os problemas ambientais assumem posição de destaque no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). É estratégico trabalhar esses temas com os jovens, pois eles serão os futuros profissionais que certamente serão desafiados a encontrar as soluções. Além de prepará-los para as provas, é preciso trabalhar para que eles tomem consciência do seu importante papel nas decisões das políticas econômicas e sociais.
O mundo hoje discute os impactos do aquecimento global e o Brasil está no centro dessas discussões. As políticas sociais e econômicas estão sendo elaboradas dentro da perspectiva ambiental e implicar os jovens se faz necessário. Serão eles os mais afetados e, por isso mesmo, deverão estar preparados para a elaboração de projetos que anulem ou minimizem os impactos negativos causados pela ação humana no meio ambiente, como estamos vendo atualmente com o caso das queimadas que se espalham pelo país, grande parte com indícios de atuação criminosa.
PARA ALÉM DO ENEM, FAZER A DIFERENÇA
O conhecimento da dinâmica ambiental e dos fenômenos naturais do nosso planeta deve ser prioritário dentro do projeto pedagógico de uma escola. A formação de jovens com habilidades e competências no campo ecológico e ambiental é hoje extremamente importante. Além da formação teórica, é necessário incentivar os trabalhos de campo que colocam os jovens em contato direto com a natureza e os seus problemas.
Ecologia vem da junção das palavras “oikos” e “logos” que significam, respectivamente, “casa” e “saber”. Conhecer a nossa “Casa Comum” e trabalhar para que ela seja cuidada e preservada se faz cada vez mais necessário nesse mundo de constantes mudanças.
Fotos: Joel Silva/Reuters e Secom/CAV.
Leia também
-
26.12.24
NA ESCOLA E NOS ESPORTES – Um ano de grandes conquistas para estudantes vieirenses
Alunos atletas brilharam representando times oficiais do colégio, clubes e confederações
-
24.12.24
Província dos Jesuítas do Brasil traz mensagem de Natal em vídeo. Assista!
Assistente espiritual do Vieira e reitor do Santuário N. Sra de Fátima participa, representando comunidade educativa
-
21.12.24
Vieira entra em recesso natalino até dia 2. Santuário segue com missas de final de ano. Confira horários!
Comunidade escolar tem participado de celebrações especiais desde antes do encerramento do ano letivo
-
20.12.24
Responsável por 2 dos 3 primeiros lugares nas aprovações no Enem no Brasil, SAS é adotado para todo Ensino Médio no Vieira
Sistema integra conjunto de ações do programa Vieira 2025+ de forma alinhada aos princípios da educação jesuítica