13.09.24

Expociência do Vieirão avança em qualidade científica e tem projetos premiados e indicados para grandes eventos nacionais

Diante do sucesso do novo formato, direção do colégio anuncia mais avanços para o evento em 2025

Expociência do Vieirão avança em qualidade científica e tem projetos premiados e indicados para grandes eventos nacionais

Realizada esta semana, na última quinta-feira (12) no Pátio Centenário do Colégio Antônio Vieira, a Expociência do Vieirão 2024 foi considerada um marco. Isto porque, neste ano, a mostra de projetos de pesquisa, que chegou à 28ª edição, passou a ter um perfil de relevância ainda maior enquanto evento científico, seguindo modelos mais rigorosos adotados pelas instituições que atuam na área para a exposição dos projetos pelos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamento ao Ensino Médio. Diante do nível dos trabalhos apresentados em meio ao novo formato do evento, o diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira, empolgou ainda mais os jovens cientistas ao anunciar que o colégio já planeja mais avanços para a edição 2025.

“Quero agradecer e parabenizar nossos estudantes que colocaram a mão na massa e fizeram esta Expociência acontecer com a grandiosidade dos projetos apresentados. Agradecer também à equipe pedagógica que, com muito amor, afinco e vontade de fazer, abraçou esse novo conceito mais profissional dado ao evento, contando sempre com o protagonismo dos estudantes, também aqui representados pelos núcleos estudantis, mostrando que a nossa juventude consegue fazer o melhor acontecer, inaugurando um novo tempo para a nossa Expociência. E se vocês gostaram da edição deste ano, preparam-se para se empolgar ainda mais no ano que vem, pois planejamentos fazer uma edição 2025 ainda melhor”, revelou do diretor-geral, arrancando gritos de euforia na cerimônia de premiação dos projetos, na Sala de Arte Sálua Chequer.

Dos 48 projetos participantes, que já haviam passado por criteriosa seleção entre 84 inscritos, nove foram premiados pela equipe organizadora com certificados de mérito acadêmico. Foram, assim, três trabalhos considerados de destaque dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e, ainda, do Ensino Médio (diurno e noturno), cada um nas três linhas de pesquisa que nortearam a edição: saúde, meio ambiente e tecnologia. São eles:

MEIO AMBIENTE

8º ano EF – Natureza viva: relações dos fungos encontrados nas plantas do Bosque do Colégio Antônio Vieira.
9º ano EF – Protocolo de Reabilitação dos Animais do Parque Zoobotânico Getúlio Vargas: Reintrodução e Conservação.
Ensino Médio – Cidade Esponja: Drenando as Inundações.

SAÚDE

8º ano EF – Aromaterapia e Seus Benefícios para o Corpo e a Mente da População Brasileira.
9º ano EF – Taxa de Adesão Vacinal entre Adolescentes: Estudo da Realidade de um Colégio Particular.
Ensino Médio – A Febre do Oropouche.

TECNOLOGIA

8º ano EF – Aplicação das IA na Educação e suas Vantagens e Desvantagens.
9º ano EF – Mecanismos Biológicos das Expressões Faciais e o Avanço da Inteligência Artificial.
Ensino Médio – Imersão Digital: Explorando o Mundo da Realidade Virtual.

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS EXTERNOS

A qualidade dos trabalhos também credenciou os projetos científicos dos estudantes vieirenses para participar de grandes eventos externos na área: dois, no Festival das Baleias (agora em setembro); um, na Feira de Projetos de Química (22ª Feproquim), em novembro; e, três para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida pela Universidade de São Paulo (USP), com inscrições até outubro.

Projetos da Expociência do Vieirão ainda foram indicados para o IX Seminário da Associação Educacional Sons no Silêncio (Aesos) e I Seminário de Língua de Sinais do Departamento de Linguagens da Universidade Estadual da Bahia (Uneb); agora em setembro e, também, para o 24º Encontro Nacional de Astronomia, Ciência e Tecnologia para a a Educação (Enast), previsto para novembro.

No caso do Festival das Baleias, os alunos vieirenses já estão previstos na programação desta sexta-feira (13), a ser realizado no Porto de Salvador. O evento é organizado pela Universidade de São Paulo (USP), entre outras instituições, tem como foco o debate sobre a economia sustentável dos oceanos. Serão, assim, apresentados no evento os seguintes projetos da Expociência: Uso de Sonar na Identificação de Embarcações nas Rotas das Baleias Jubarte; e, Identificação e Quantificação de Microplásticos nas Praias de Salvador-BA: um Alerta sobre seus Impactos na Saúde Humana e no Meio Ambiente.

Clique aqui e confira a relação dos 48 projetos expostos na Expociência 2024!

COMPROMISSO COM A CIÊNCIA

“A mostra deste ano evidencia o compromisso dos nossos estudantes participantes no amor à ciência, ao conhecimento, inclusive dedicando as tardes de sexta-feira para os treinamentos, contando com o apoio da família, dos professores orientadores e do Setor de Mídia Educacional do colégio, entre outros, todos empenhados em contribuir com os projetos desses jovens que já pensam em soluções para um mundo melhor em três linhas de pesquisa, nas áreas da saúde, tecnologia e meio ambiente”, declarou o diretor acadêmico, professor Anderson Rafael Souza, na abertura do evento. Ele pediu palmas para os estudantes e profissionais envolvidos, e também para as famílias, “que tanto apoiaram os nossos promissores cientistas”.

Para o coordenador da Expociência do Vieirão e articulador do Núcleo Acadêmico de Incentivo ao Conhecimento (Naic), professor Luís Gois, o dia da mostra “configura-se mais como uma celebração de todo o processo de pesquisa realizado pelos estudantes que se focaram na construção de projetos de pesquisa de qualidade, inclusive atendendo a critérios de importantes eventos científicos”. Ele ressaltou o importante papel do Naic não só para a realização do evento, mas para a valorização da Ciência pela comunidade escolar. Agradeceu aos estudantes, à direção, à articuladora pedagógica, professora Cristina Cardoso e aos professores orientadores, e também às famílias dos jovens cientistas.

ESTUDANTES E FAMÍLIAS

“Prof. Luisão”, como é carinhosamente conhecido pelos estudantes, também merecia, segundo eles, um prêmio não apenas pela reconfiguração dada à Expociência do Vieirão 2024, mas por, juntamente com toda a equipe pedagógica do Vieira, estar sempre incentivando os alunos em suas aprendizagens. “Lembro de ter despertado para a pesquisa acadêmica desde quando participava da Expociência no Vieirinha e hoje estamos aqui nesta edição do Vieirão, com um perfil mais rigoroso, mais trabalhoso, mas também muito gratificante, desde a ansiedade que temos para saber se o nosso projeto foi aprovado. Um evento que tem hoje, portanto, uma nova abordagem, mas com os mesmos princípios, sendo hoje uma das mostras científicas mais excepcionais que conheço”, declarou a aluna Sofia Ferreira, falando em nome do Naic. Durante o evento, foi lançada a edição 2024 da Revista de Incentivo ao Conhecimento (RIC), produzida pelo núcleo. O evento ainda contou com uma apresentação musical de outro núcleo de protagonismo estudantil: a Academia Vieirense de Letras e Artes (Avla).

“É gratificante viver esse processo com tantos projetos acadêmicos de linhas diferentes e que agregam à nossa escola”, afirmou Pedro Gonçalves, presidente do grêmio estudantil vieirense. As famílias dos estudantes também estavam muito encantadas como o nível dos trabalhos apresentados. “É muito bom a gente ver o desenvolvimento dos estudantes em assuntos diferentes e tão interessantes. Minha filha participa desde quando era criança, ainda no Vieirinha, e ela se envolve com a pesquisa e conversa também com outras equipes, sempre aprendendo e interagindo”, conta a administradora de empresas Leilane Loureiro, mãe de Bia, do 8º ano EF, cuja equipe fez uma pesquisa a partir da flora do Bosque do Vieira, um dos projetos premiados com o mérito acadêmico.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS EM NOSSA GALERIA!

Fotos: Secom/CAV.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo