25.09.24

Projeto Humanidades e Heranças Africanas do Vieira enaltece legado da cultura afro

Ação interdisciplinar para estudantes do 7º ano do EF integra educação étnico-racial do colégio

“Obrigado, Axé”. A música de Carlinhos Brown, apresentada por uma das turmas do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira na culminância do Projeto Interdisciplinar Humanidades e Heranças Africanas, realizada de 18 a 20 deste mês, traduz bem o sentimento de gratidão dos estudantes e equipe pedagógica da série, após a jornada de aprendizagens sobre a formação da identidade brasileira e, particularmente baiana, a partir das ricas contribuições da cultura afro. O projeto integra as ações do colégio voltadas para uma educação antirracista.

“Joga as armas pra lá
Faz a festa

Faz um samba

Traz a orquestra”

FORMAÇÃO PARA TRANSFORMAR

O refrão da canção de Brown, entre outras apresentadas que também enaltecem as influências culturais africanas, ilustra bem o propósito do projeto que visa estudar a cultura afro-brasileira, “jogando pra lá” todo e qualquer tipo de preconceito, respeitando, por outro lado, a diversidade cultural e étnica, além de combater o racismo, permitindo, assim, uma “festa” de aprendizagens aos estudantes do 7º ano EF do Vieira. Tudo culminando em um verdadeiro show simbólico do que se aprendeu com a ação pedagógica, realizada nas duas primeiras unidades do ano letivo. Além da apresentação musical, no Auditório Mabel Velloso, houve uma exposição de produção artística temática, no Pátio Aquarela, que encantou as famílias vieirenses pela alta qualidade dos trabalhos.

“Durante todo o semestre, fizemos muitas pesquisas e atividades interdisciplinares e conseguimos nos aprofundar no tema do projeto, incluindo também trabalhos de arte e toda a parte de instrumentos na prática em música, e foi tudo muito legal”, declarou a aluna Maria Valentina Melo. “Aprendi sobre a cultura, outras religiões, sobre o axé mesmo e diversas outras coisas e foram muito importantes para aprendermos a valorizar e respeitar também”, completou o colega João Roberto Fonseca. “É um projeto muito bonito que reforça as nossas raízes. A gente vê as crianças participando de forma ativa e vê o crescimento delas nas questões sobre inclusão e diversidade, sobre fazer bem ao próximo também. Gosto ainda de ver a exposição com belos trabalhos”, declarou Wilson Pinto, pai do aluno Gabriel.

O diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira, destacou a importância do projeto para a formação dos estudantes. “É um projeto extremamente significativo, além de bonito. O tema das humanidades e heranças africanas precisa estar cada vez mais presente em nosso cotidiano porque fala da nossa constituição enquanto povo brasileiro, e é sempre muito relevante que nossas crianças, que nossos adolescentes, enquanto jovens, tenham consciência de suas raízes para que, considerando a diversidade de nosso povo, possamos instaurar uma sociedade pautada no respeito às diferenças”, afirmou, agradecendo ainda às famílias dos estudantes que prestigiaram o evento.

Juntamente com a coordenadora pedagógica da série, professora Mariângela Rosier, e o coordenador-geral do Vieirinha, professor Renato Barros, o Prof. Sérgio agradeceu a presença e a contribuição dos pais e responsáveis para o sucesso do projeto. O momento também contou com a participação especial da equipe da Formação Cristã do Vieira, destacando, inclusive, a importância do respeito a outras religiões, como as de matriz africana.

Confira na galeria mais fotos desse momento especial!