Vieira promove formação sobre compliance para setores administrativos
Ação integra conjunto de medidas que reafirma compromisso da instituição com a ética e o rigor processual
Estar em conformidade com as normas legais, buscando estar sempre atento à atualização e ao cumprimento da legislação que abrange as organizações, é essencial para as instituições que têm a ética e o cuidado com as pessoas como pilares de seu modo de proceder. É o caso do Colégio Antônio Vieira que, este mês, promoveu uma formação sobre “Compliance e controles internos nas entidades sem fins lucrativos”, tendo como facilitador Nailton Cazumbá, contador, especialista em contabilidade das organizações do Terceiro Setor. O evento, realizado no último dia 19, envolveu colaboradores de diversos segmentos administrativos do colégio: financeiro, contabilidade, controladoria, manutenção, patrimônio, compras e suprimentos.
“Com a constante dinâmica nas esferas política, social, econômica e legal dos últimos anos, o Colégio estabeleceu uma agenda de formação para suas equipes administrativas, com destaque para o tema compliance, um assunto de grande relevância para uma instituição comprometida com a ética e o rigor processual”, afirmou a diretora administrativa e financeira, Juliana Argollo. O termo compliance refere-se justamente ao conjunto de ações que visa garantir que uma organização esteja em conformidade com as normas, leis e regulamentos que a regem. O termo vem do inglês “to comply“, que significa estar em conformidade, concordar, obedecer ou agir em sintonia com as regras.
INTEGRIDADE E TRANSPARÊNCIA
Juliana Argollo destacou o empenho da gestora Shirlei Pereira, supervisora do Setor Contábil Financeiro que, a partir de referências no mercado, escolheu Nailton Cazumbá para conduzir a formação. “Sua expertise contribui para que o Colégio Antônio Vieira continue aprimorando seus processos e fortalecendo seu compromisso com a integridade e a transparência institucional, além de proporcionar às equipes das diversas unidades da Rede Jesuíta de Educação a participação on-line”, como ressaltou. O Vieira integra a RJE, composta por 17 unidades educativas de Ensino Básico no Brasil.
A diretora administrativa e financeira ainda informou que, ao longo dos anos, o Vieira tem investido continuamente na qualificação de seus profissionais e na evolução de diversos aspectos institucionais. “Desde a criação da Rede Jesuíta de Educação, a área de gestão tem ganhado destaque. Em 2023, realizamos a atualização do Planejamento Estratégico, buscando alinhar práticas pedagógicas, religiosas e de formação com as exigências contemporâneas do contexto educacional. Esse processo envolveu temas essenciais da gestão, como governança, sustentabilidade e compliance“.
O Vieira segue com mais formações na área administrativa, como também já ocorre na área pedagógica. A próxima prevista será sobre a negociação com fornecedores, como antecipou a diretora Juliana.
Fotos: Secom/CAV.
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