01.10.24

Crianças encantam em apresentação do projeto Cenas Teatrais no Vieirinha

Encenação da história "A Primavera da Lagarta", de Ruth Rocha, revelou talentos e cativou o público em uma das três apresentações do evento

Crianças encantam em apresentação do projeto Cenas Teatrais no Vieirinha

Crianças encenando, para crianças, um clássico da escritora infantil Ruth Rocha. Com a interpretação de “A Primavera da Lagarta”, um grupo de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira fez uma apresentação especial para alunos das séries iniciais do EF. O evento integrou a programação do projeto Cenas Teatrais, desenvolvido pela Biblioteca do Vieirinha. A ação, realizada nos intervalos de aula no mês de setembro, foi composta por mais outras duas apresentações cênicas: pelo Grupo de Teatro Griô, com a peça “As Bruxinhas da Floresta”; e, pela equipe de contadores de história da própria biblioteca, interpretando “A Menina Vestida de Jardim”.

A história de “A Primavera da Lagarta” começa com uma reunião de insetos diversos que decidem caçar a lagarta, porque ela comia folhas demais (como se eles não comessem nada…). Além disso, eles achavam a lagarta muito feia (como se eles fossem muito lindos…). Porém, a caçada acontece no início da primavera, quando as lagartas se transformam… Uma história que fala sobre o respeito às diferenças, além de apresentar um enredo pertinente ao estudo do meio ambiente bem como das relações sociais e das relações do homem com a natureza. Veja um trechinho da peça!

DO CONTO AO CORDEL

O projeto foi iniciado com o Grupo de Teatro Griô, com a apresentação, no dia 12 de setembro, do espetáculo “As Bruxinhas da Floresta”. O texto, também de Ruth Rocha, foi interpretado por crianças do Vieira que fazem o curso livre no colégio. E mais: um cordel encenado com todo o talento da equipe de contadores de história da biblioteca também abrilhantou o projeto. Foi a narração de “A Menina Vestida de Jardim”, de Maria Bigio, que trata do Baile de Maria Flor, que não tinha um vestido apropriado para a grande festa, causando um verdadeiro rebuliço em Sítio Formoso. Os contadores da história da biblioteca também arrasaram, provocando a participação do público.

HABILIDADES EM CENA

A bibliotecária Jaqueline Torres, gestora das bibliotecas do Vieira, destacou a importância do teatro como “uma poderosa ferramenta pedagógica, integrando o aprendizado com o desenvolvimento emocional e social dos alunos”, como frisou. “O projeto Cenas Teatrais foi um sucesso entre os alunos, muitos até nos procuraram com o desejo de participar de novas peças. É uma ação que proporciona diversos aprendizados entre os alunos, tais como: desenvolvimento da linguagem e da comunicação, aprimoramento da capacidade de falar em público, expressar-se claramente e articular melhor as ideias. Há também o estímulo à criatividade e à imaginação, permitindo às crianças explorar diferentes formas de contar histórias, criando cenários, interpretando personagens e reinventando a narrativa”, declarou.

Jaqueline ainda ressalta que o projeto da biblioteca ainda propicia o trabalho em equipe, “pois o teatro é uma atividade coletiva que promove o trabalho em conjunto, incentivando a cooperação e a socialização entre os alunos. Os estudantes aprendem a respeitar o tempo e o espaço de cada um no palco, além de colaborar para que o espetáculo funcione. E, o mais importante: o fomento à leitura, pois a encenação de histórias literárias estimula o interesse pela leitura, incentivando os alunos a se aprofundarem nos livros e nas narrativas para compreenderem melhor os personagens e a trama”.

Confira agora mais fotos do projeto Cenas Teatrais!

Fotos: Secom/CAV.