02.10.24

Neims do Vieira promove nova edição do evento SobreVIDAS SEVERINAS e lança jornal

Núcleo é uma das referências de protagonismo estudantil no colégio

Em mais uma edição do projeto SobreVIDAS SEVERINAS, o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Minorias Sociais (Neims) do Colégio Antônio Vieira promoveu, nos últimos dias 24 e 26 de setembro, dois eventos sobre o tema Respeito. “Um assunto tão relevante na sociedade atual e que ainda deve ser lutado para ser conquistado”, afirmou a aluna Maria Alice Travassos, diretora do Neims. O núcleo também lançou, no último mês, a primeira edição do seu jornal: Mosaico Social.

O Neims é um dos núcleos de protagonismo estudantil do colégio, tendo como articulador o professor Jacson Paim. O projeto SobreVIDAS SEVERINAS faz uma alusão ao poema Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, que retrata a vida de Severino, um retirante nordestino que deixa o sertão em busca de melhores condições de vida. A partir do poema, a expressão “vidas severinas” passou a ser adotada no país para se referir a vidas sofridas.

SOBREVIDAS

No primeiro dia do SobreVIDAS SEVERINAS, no Espaço Klein, foi realizada uma mesa-redonda, tendo como convidada especial a pastoralista Gilmara Ferreira, da Formação Cristã do Vieira. “Acompanhei a criação do Neims e o projeto SobreVIDAS, e fico muito gratificada e honrada de ter participado desse momento, falando sobre respeito, que é sempre um tema muito relevante a ser considerado, não só sob o aspecto dos direitos, mas também como dever de cada um, nesse contexto em que vivemos, na sociedade em que vivemos e também no ambiente escolar”, declarou Gilmara. Ela ressaltou que a temática do respeito também já foi trabalhada este ano nas atividades de construção do projeto de vida pelos estudantes do Ensino Médio, parabenizando o Neims pela reafirmação da importância do tema.

O núcleo ainda promoveu, na Sala de Arte Sálua Chequer, um momento de declamação de textos, provocando reflexões sobre o tema entre os estudantes. No evento também foi apresentado um vídeo em que os estudantes exibem depoimentos de colaboradores de diversos setores do colégio, também falando sobre respeito. Veja um trechinho deste momento!

JORNAL

A primeira edição do jornal do Neims também trouxe um tema que torna muitas vidas sofridas: o racismo. A partir de análises e entrevistas sobre os 136 anos de abolição da escravatura, a publicação promove reflexões sobre as injustiças enfrentadas pelo povo preto em nosso país. O exemplar foi divulgado entre os estudantes e também pode ser consultado nas bibliotecas do colégio.

“O nosso objetivo enquanto escola, também com os núcleos, é incentivar o protagonismo estudantil, e os estudantes do Neims apresentaram com muito entusiasmo e excelência o nosso projeto SobreVIDAS 2024, trazendo uma importante reflexão sobre a temática do respeito de forma muito assertiva. Outra atividade assertiva foi a concepção do jornal Mosaico Social, em que os estudantes do Núcleo trazem também reflexões sobre outro tema de grande importância para a construção de uma sociedade melhor, que é o combate ao racismo. Eles acabaram estabelecendo uma relação muito interessante com o 13 de maio [considerada como data oficial da abolição da escravatura no Brasil] e o racismo e, enquanto professor articulador do Neims, estou muito feliz com a escolha dos temas trabalhados este ano pelo Núcleo e as atividades desenvolvidas”, declarou o professor Jacson Paim.

Confira mais fotos!