Filme que narra a descoberta da vocação do escritor Jorge Amado no Vieira é selecionado para festival internacional de cinema
Curta é primeiro da série que homenageia ex-alunos ilustres do colégio
O curta-metragem Grapiúna, que conta a história da descoberta da vocação do escritor Jorge Amado ainda quando era aluno do Colégio Antônio Vieira, em Salvador, foi selecionado para participar do Lift-Off Global Network – uma série de festivais internacionais de cinema de produtoras independentes. “Grapiúna” foi a primeira produção da série Tempo de Vieira, que traz a trajetória de ex-alunos ilustres do colégio. A obra é assinada pela produtora Borrodá Filmes, do jornalista Eduardo Oliveira.
O filme baiano participa da versão on-line do evento, devendo ser avaliado por júri técnico e também popular por duas semanas na plataforma do evento, podendo ser indicado para os festivais do grupo realizados em grandes metrópoles mundiais, como Los Angeles, Nova Iorque, Berlim, Paris e Tóquio. O curta foi lançado em março deste ano, no aniversário de 113 anos do colégio, sendo exibido para estudantes e famílias da comunidade escolar, como forma de mostrar aos atuais jovens alunos que, assim como Jorge e outros tantos que fazem sucesso em suas carreiras, eles também têm potencial para realizar seus projetos de vida.
EDUCAÇÃO PARA TRANSFORMAR
A produção traz um trecho do livro “O Menino Grapiúna”, com um relato do próprio Jorge Amado (interpretado pelo ator mirim Caio José) sobre como descobriu o talento para a escrita. Na época, um professor jesuíta do Vieira, um visionário interpretado por Jarbas Oliveira, logo percebeu que ele seria um grande escritor. Conhecido internacionalmente, com livros traduzidos em dezenas de idiomas, o saudoso Jorge Amado é hoje inspiração para os estudantes do colégio centenário que se renova, ano após ano, mantendo-se como referência de qualidade educativa na Bahia.
“É motivo de muita alegria e orgulho para nós ver o Colégio Antônio Vieira citado no livro do Jorge Amado indicando o reconhecimento da influência da educação jesuítica e do ambiente de aprendizagem em sua formação humana e intelectual. Hoje, ele também inspira nossos estudantes, incentivando-os a valorizar a cultura e a desenvolver um senso crítico sobre as questões sociais que o escritor tão brilhantemente abordou em suas obras”, declarou o diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira, feliz com a indicação do curta para a participação no festival Lift-Off Global Network.
Assista agora!
Leia também
-
21.12.24
Vieira entra em recesso natalino até dia 2. Santuário segue com missas de final de ano. Confira horários!
Comunidade escolar tem participado de celebrações especiais desde antes do encerramento do ano letivo
-
20.12.24
Responsável por 2 dos 3 primeiros lugares nas aprovações no Enem no Brasil, SAS é adotado para todo Ensino Médio no Vieira
Sistema integra conjunto de ações do programa Vieira 2025+ de forma alinhada aos princípios da educação jesuítica
-
20.12.24
Vídeo com mensagem de fim de ano do Prof. Guidini abre edição especial do Informe RJE
Publicação reúne fatos mais marcantes do ano em que se comemorou os dez anos de constituição da Rede
-
19.12.24
Vieira reúne colaboradores em Natal com Setores
Missa especial também será celebrada para equipe de trabalhadores do colégio