Menu
Logo do site
Logo do site
08.10.24

Projeto (En)cantos do Nordeste promove aprendizagens e identidade cultural 

Uma das novidades da edição deste ano foi a confecção das camisas com desenhos feitos pelos estudantes 

Projeto (En)cantos do Nordeste promove aprendizagens e identidade cultural 

A estudante Letícia Mascarenhas tem pais baianos, mas nasceu no Peru. A menina, que hoje cursa o 6º ano do Ensino Fundamental (EF) no Colégio Antônio Vieira, em Salvador, pôde aprender ainda mais na escola sobre a cultura de sua família, a partir do projeto interdisciplinar “(En)cantos do Nordeste: nossos jeitos de ser”. A proposta permite às crianças reconhecer valores culturais, compreendendo seu papel na construção identitária do povo da região, conforme explica a equipe pedagógica. O objetivo é “formar sujeitos interculturais, integrando os diferentes saberes, as diversas manifestações para uma cidadania global, comprometida com o respeito e a valorização da diversidade”. 

“Foi muito legal aprender sobre essa cultura e também falar com os meus pais sobre o tema, conversando e até informando algumas coisas que eles não sabiam”, disse Letícia. No final do projeto, a família de Letícia e de todos os estudantes da série puderam conferir uma mostra das aprendizagens, simbolizada em um show com canções populares no Nordeste, em que as crianças puderam cantar e tocar instrumentos que evocam todo o ritmo que embala a cultura da região.

A culminância da proposta pedagógica foi realizada em três datas este mês: de 1º a 3. Uma apresentação musical no Auditório Mabel Velloso, seguida de uma exposição dos trabalhos em Arte e pesquisas sobre a temática. Outra novidade da edição foi a confecção de camisas, com motivos nordestinos, a partir de desenhos feitos pelos próprios estudantes. 

FÃS DO APRENDIZADO

“Foi tudo muito bonito. Acho interessante para as crianças aprenderem sobre a cultura nordestina para que eles valorizarem também o local que eles vivem, em que eles moram. Então, as apresentações foram maravilhosas, os meninos tocaram de uma forma, assim, muito emocionante, eu amei”, afirmou Silvia Arapiraca, mãe da aluna Sofia. Ao final, as famílias foram convidadas para prestigiar a mostra artística, com telas e outras produções temáticas, feitas pelos estudantes e contempladas pelos seus “fãs no 1”.

Confira mais fotos!

Fotos: Secom/CAV.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo