Logo do site
18.10.24

Coral de Adultos do Vieira faz apresentação neste sábado (19) no Hemoba

Ação faz parte do projeto Cantando por Vidas para promover importância da doação voluntária de sangue

Coral de Adultos do Vieira faz apresentação neste sábado (19) no Hemoba

O Coral de Adultos do Colégio Antônio Vieira (CAV) fará uma apresentação, às 11h30, no próximo sábado (19), na sede da Hemoba (Av. Vasco da Gama), em Salvador. A programação faz parte do projeto “Cantando por Vidas”, fruto de uma parceria entre a instituição e o Instituto Baiano de Arte, Cultura e Humanidade (IBACH), que objetiva promover a conscientização sobre a importância e a necessidade da doação voluntária de sangue. Fundado em 2016, o coral tem participado de vários eventos na capital baiana, como Encontro de Corais e Feira da Paróquia da Vitória, além de ações da própria escola, como o Concerto da Primavera e apresentações de Natal.

O coral, dirigido pelo professor e maestro Jean Prado de Araújo, é formado por 36 integrantes, sendo estes pais de alunos e ex-alunos, além de alguns integrantes que participam das atividades no santuário Nossa Senhora de Fátima, anexo ao próprio colégio. Com um repertório variado, o coral canta músicas de concerto, sambas, pop e MPB. Dentre as canções estão Jesus Bleibet Meine Freude, Ave Verum Corpus, Ave Maria (Bach/Gounod), Samba da Benção, As Rosas não falam, Eu sei que vou te amar, Oh Happy Day! e Xote da Alegria.

Neste ano, já participaram do projeto Cantando por Vidas, o Coral Ecumênico da Bahia (sob a regência do Maestro Angelo Rafael); o Coral Ars Cantandi (Maestro Carlos Veiga Filho); o Coral da Igreja Batista Nazareth (Maestro Jean Prado); e o Grupo Vocal Pentágono (Maestro Carlos Veiga Filho). As apresentações ocorrem mensalmente no Hemocentro Coordenador, até o mês de dezembro, sempre aos sábados, com a presença de grupos corais da cidade de Salvador.

Onde doar

Neste sábado (19), os hemóveis estarão no Shopping Salvador e no Multishop/Igreja Batista do Avivamento (Boca do Rio), de 8h às 17h, com uma hora de intervalo para o almoço. Em Salvador, as unidades fixas funcionam com o seguinte horário: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de terça a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior, consultar o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br

Critérios para doação

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.

Fonte: Hemoba
Foto: divulgação