Estudante do Vieira descobre novo asteroide e é premiado em programa do Ministério da Ciência e Nasa
Aluno Peter Padre Araújo foi destaque em projeto internacional, realizado pelo governo federal em parceria com a Agência Espacial Americana
O estudante baiano Peter Padre Araújo, do Colégio Antônio Vieira, tornou-se destaque no cenário científico nacional, após ter descoberto um novo asteroide, por meio do programa internacional Caça Asteroides, desenvolvido em parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o International Astronomical Search Collaboration (Iasc), da agência espacial americana, Nasa.
Peter e o professor de Biologia Luís Gois (foto acima), articulador do Núcleo Acadêmico de Incentivo ao Conhecimento do Vieira (Naic), receberão medalhas pela conquista, em cerimônia, no próximo dia 9 em Brasília, durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Também os colegas vieirenses da equipe de Peter, integrada pelos alunos Breno Cad, Eduardo Libório, Maria Alice Travassos e Murilo Maluf, ganharão certificados. Ao todo, duas equipes do Vieira foram cadastradas no programa participando das campanhas de Caça Asteroides de julho e setembro, incluindo treinamentos on-line, ministrados pelo MCTI e Nasa. No Brasil, a iniciativa conta ainda com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
“Estamos muito felizes com a descoberta do asteroide pelo aluno Peter, logo em nossa primeira participação no programa com duas equipes, mostrando o potencial dos nossos estudantes”, declarou o professor Luís Gois. Na prática, a “caça” se dá por meio de uma plataforma do Iasc/Nasa Partner que fornece imagens captadas por um telescópio de 1.8m de diâmetro pertencente à Universidade do Havaí. As imagens são distribuídas e as equipes cadastradas devem analisar, identificar e enviar os relatórios dos possíveis asteroides ou objetos próximos à Terra.
INCENTIVO AO CONHECIMENTO
“Foram dois meses de procura constante. Chegava em casa e aproveitava o tempo livre para acessar o ‘Astrometrica’, programa disponibilizado aos participantes para essa finalidade. Desde o início, contamos muito com o incentivo do professor Luisão e do Naic, e eu só pensava: tenho que fazer parte e aproveitar essa grande oportunidade que o Vieira e o programa Caça Asteroide estão nos dando”, conta Peter.
Além da medalha a ser entregue durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Museu Nacional da República em Brasília, Peter também será premiado em cerimônia do Colégio Antônio Vieira, nesta terça-feira (5), quando serão agraciados todos os estudantes que se destacaram em atividades acadêmicas, a exemplo das olimpíadas do conhecimento e Expociência, mostra de projetos científicos da instituição.
Foto: Secom/CAV.
Leia também
-
26.12.24
NA ESCOLA E NOS ESPORTES – Um ano de grandes conquistas para estudantes vieirenses
Alunos atletas brilharam representando times oficiais do colégio, clubes e confederações
-
24.12.24
Província dos Jesuítas do Brasil traz mensagem de Natal em vídeo. Assista!
Assistente espiritual do Vieira e reitor do Santuário N. Sra de Fátima participa, representando comunidade educativa
-
21.12.24
Vieira entra em recesso natalino até dia 2. Santuário segue com missas de final de ano. Confira horários!
Comunidade escolar tem participado de celebrações especiais desde antes do encerramento do ano letivo
-
20.12.24
Responsável por 2 dos 3 primeiros lugares nas aprovações no Enem no Brasil, SAS é adotado para todo Ensino Médio no Vieira
Sistema integra conjunto de ações do programa Vieira 2025+ de forma alinhada aos princípios da educação jesuítica