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11.11.24

Culminância do Projeto “Criando e recriando o mundo” inova e permite mais interação das famílias

Novo formato ainda ampliou o protagonismo das crianças do 5º ano EF do Vieira na apresentação do tema, este ano sobre "fraternidade e amizade social"   

Culminância do Projeto “Criando e recriando o mundo” inova e permite mais interação das famílias

Mais do que mudar de local, buscando um ambiente mais intimista para as apresentações pelas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental (EF), a culminância do “Projeto Criando e Recriando o Mundo”, nos dias 1º, 5 e 8 deste mês, no Espaço Padre Klein do Colégio Antônio Vieira, também veio com novidades nesta edição de 2024: a participação das famílias de forma mais interativa, contando histórias relativas ao projeto ou mesmo em uma oficina de música, com direito a apresentação juntamente com as crianças. Tudo em clima de “Fraternidade e Amizade Social”, tema do projeto, o mesmo da Campanha da Fraternidade. No próximo dia 19, está previsto um novo momento: uma exposição das produções artísticas dos alunos.

Mãe e vó vieirenses, Josanaide Teixeira e Zoraide Ribeiro participaram, em uma das turmas, da contação da história da lenda africana que originou o termo “Ubuntu – Eu sou porque nós somos”, que se refere à solidariedade e fraternidade: “Achei a programação leve, divertida, prazerosa e muito linda. O momento musical com a parceria das famílias foi show”, declarou Josanaide, que aprovou o novo formato em relação às edições anteriores, quando as famílias ficavam mais como expectadoras, no Auditório Mabel Velloso. Veja no vídeo um dos momentos da culminância no Espaço Klein!

PROTAGONISMO

O novo formato, mais interativo, não alterou em nada o protagonismo dos estudantes. Ao contrário, elas conduziram toda a apresentação desde a abertura, no momento de espiritualidade, em que se reverenciou Santa Dulce dos Pobres, como exemplo dos princípios previstos pelo projeto. Foram também os alunos que falaram das aprendizagens construídas. “Vivenciamos a proposta literária com o livro ‘Felicidade não tem cor’. Através dela, foi possível acessar as múltiplas linguagens e desenvolver atividades que possibilitaram a reflexão sobre atitudes antirracistas, a constituição de valores como solidariedade, empatia, respeito, generosidade, olhar cuidadoso e o afeto”, disseram.

As crianças também relembraram o conteúdo estudado na segunda unidade. “Compreendemos o que é plano cartesiano e fizemos a proposta “Janelas de um Mundo Melhor” desenvolvida a partir da autobiografia de Malala, uma menina doce, mas assertiva na defesa dos direitos das meninas à educação”. Além de Malala, outras personalidades, também ativistas, brasileiras e estrangeiras, foram foco das aprendizagens: Zilda Arns, Madre Teresa de Calcutá, Greta Thunberg, Alice Pataxó, Lázaro Ramos e a própria Irmã Dulce foram mostradas como pessoas que contribuíram e ainda contribuem como exemplo “de atitudes éticas, na luta pelos direitos humanos, na prática fraterna, na vivência como cidadãos, na construção de um mundo melhor, mais justo e solidário”, como foi frisado.

Os estudantes ainda relataram sobre o processo de elaboração do “Jornal da Diversidade”, construído em grupo e que abordou aspectos culturais como culinária, festas, danças e religiões. Nas aulas de arte, as crianças puderam conhecer os artistas plásticos Marcos Brasil, a partir de releituras sobre a fauna e a flora brasileira; e, Aislan Pankararu e sua técnica do grafismo indígena. São os trabalhos que serão apresentados na exposição, no dia 19, que dá seguimento à culminância.

CELEBRANDO AS APRENDIZAGENS

Coordenadora pedagógica da série, a professora Eliana Fonseca destacou que a culminância do projeto, “é um momento para interagir e não só para assistir, celebrando a finalização de um ciclo pelas crianças que, no próximo ano letivo, seguirão para o Ensino Fundamental 2”, como afirmou, ressaltando como as atividades do projeto também buscaram desenvolver outras habilidades dos alunos, para além do aspecto cognitivo, já os preparando para terem, por exemplo, mais autonomia , a partir do 6º ano EF.

“Que todas as famílias possam sentir e saborear as aprendências dos nossos protagonistas, cada vez mais aptos a potencializarem suas novas conquistas em conhecimentos e habilidades”, concluiu a orientadora educacional, Daniele Aguiar. O momento especial contou com a participação dos professores de Música, Letícia e Carmelito Lopes, além do pastoralista Rafael Nascimento, representando toda a equipe pedagógica do projeto interdisciplinar. O diretor-geral do Vieira, Prof. Sérgio Silveira, também conferiu algumas das apresentações, ressaltando os propósitos do projeto como parte da formação integral do colégio.

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