Estudantes do Vieira são condecorados em Brasília em programa do MCTI em parceria com a Nasa
De Salvador, o Vieira foi o único colégio particular a participar da solenidade de premiação pela descoberta de um novo asteroide
Estudantes do Colégio Antônio Vieira participaram, no último sábado (9), em Brasília, da cerimônia de premiação do programa internacional Caça Asteroides, desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a agência espacial americana (Nasa). Eles foram condecorados com medalhas pela participação na ação, o que culminou na descoberta de um novo asteroide pelo aluno vieirense Peter Padre. De Salvador, apenas o Vieira e o Colégio da Polícia Militar tiveram equipes participando da solenidade, realizada como parte da programação da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Museu da República, no Distrito Federal.
Além dos estudantes, o professor orientador, Luís Gois, que leciona Biologia e também é articulador do Núcleo Acadêmico de Incentivo ao Conhecimento (Naic), foi homenageado com a medalha, também concedida oficialmente ao colégio. Já de volta a Salvador, nesta quarta-feira (13), o Prof. Luís, o aluno Peter Padre e os estudantes que representaram o Vieira em Brasília entregaram as medalhas do colégio para o diretor-geral, professor Sérgio Silveira, e o diretor acadêmico, professor Anderson Rafael Souza. Na oportunidade, também foi feita a entrega aos alunos das duas equipes participantes do Vieira que não puderam comparecer à premiação em Brasília, no sábado.
DESCOBERTA DO ASTEROIDE
O programa internacional Caça Asteroides é desenvolvido em parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o International Astronomical Search Collaboration (Iasc), da agência espacial americana, Nasa. No Brasil, a iniciativa conta ainda com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No caso do Vieira, duas equipes foram cadastradas no programa, participando das campanhas de Caça Asteroides de julho e setembro, incluindo treinamentos on-line, ministrados pelo MCTI e Nasa.
Na prática, a “caça” se dá por meio de uma plataforma do Iasc/Nasa Partner que fornece imagens captadas por um telescópio de 1.8m de diâmetro pertencente à Universidade do Havaí. As imagens são distribuídas e as equipes cadastradas devem analisar, identificar e enviar os relatórios dos possíveis asteroides ou objetos próximos à Terra. Um novo asteroide, identificado pelo aluno Peter, foi oficialmente reconhecido pelas autoridades científicas do MCTI e Iasc/Nasa.
VIEIRINHA NO PROGRAMA
O Prof. Luís ficou muito animado com o desempenho dos estudantes do Vieira no programa, contando com o incentivo dos jovens vieirenses que integram o Naic. “Foi a primeira vez que participamos e já houve a descoberta de um asteroide por um de nossos alunos”, frisou. Ele planeja ampliar o número de equipes cadastradas no Caça Asteroides no ano que vem, incluindo também crianças do Vieirinha contando com a monitoria de estudantes que integram o Naic. “Além das aprendizagens com treinamentos feitos pelo MCTI e Nasa, a magnitude da solenidade de premiação em Brasília, tivemos ainda a oportunidade de estar na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia juntamente com instituições renomadas da produção científica nacional”, completou.
DO VIEIRA PARA O ESPAÇO
“Esse espaço que o colégio nos dá para crescer, aprender para além da sala de aula, é um presente. Assim, temos percebido o quanto o Naic cresceu e podemos dizer que, se depender deste núcleo estudantil, é só o começo com a conquista de medalhas sendo um fato cada vez mais recorrente no Vieira”, declarou a aluna Sofia Carvalho, diretora do Naic.
O diretor acadêmico do Vieira, Prof. Anderson Rafael Souza, lembrou que a participação dos alunos nos núcleos de protagonismo estudantil, olimpíadas do conhecimento e eventos, como o programa Caça Asteroides, de forma voluntária sem que isso assegure pontos em avaliações, mostra o quanto os jovens “sintetizam os 5 Cs da educação integral proposta pelo Vieira que visa formar sujeitos competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos com suas aprendizagens, para além da sala de aula”.
O diretor-geral do Vieira agradeceu o empenho dos estudantes. “Vocês não imaginam o tamanho da alegria que sentimos em cada conquista de vocês e vemos que nossos alunos têm ocupado espaços de protagonismo, ainda que de forma estudantil, mas já com muito profissionalismo envolvido, fazendo história em nosso colégio, abrindo possibilidades de avançarmos cada vez mais, chegando cada vez mais longe, até mesmo no espaço, como vocês fizeram literalmente, participando deste programa”, concluiu o Prof. Sérgio, agradecendo e parabenizando os alunos, oficialmente caçadores de asteroides.
Veja mais fotos!
Fotos: MCTI e Secom/CAV.
Leia também
-
21.11.24
História, estilos e como terapia. Estudo sobre música é tema de projeto no Tempo Integral do Vieira
Culminância das atividades contou com a presença das famílias em ritmo de aprendizagem e diversão
-
20.11.24
Peça 'Dandara na Terra dos Palmares' é apresentada para colaboradores do Vieira como parte das comemorações pelo Dia da Consciência Negra
Espetáculo que homenageia guerreira quilombola já havia sido exibido para estudantes no mês de agosto
-
20.11.24
Rede Jesuíta de Educação divulga mensagem pelo Dia da Consciência Negra
Diretor-geral do Vieira destaca importância de ações concretas no cotidiano
-
19.11.24
Fundadora do perfil 'O Espelho do Preto', escritora e influenciadora digital Sheyla Bastos é a entrevistada especial no Mês da Consciência Negra
Colaboradora do Colégio Antônio Vieira, Sheyla destaca importância da educação étnico-racial para crianças e adolescentes em casa e na escola