Grafismo indígena de Aislan Pankararu inspira produções artísticas de crianças no Vieirinha
Mostra de trabalhos marcou culminância de projeto interdisciplinar envolvendo estudantes do 5º ano EF
O artista Aislan Pankararu e sua técnica de grafismo indígena inspiraram crianças estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira em releituras de trabalhos, apresentados em uma mostra especial na última terça-feira (19) no Pátio Aquarela da instituição. O público, de familiares dos pequenos artistas, foi conferir as aprendizagens construídas nas aulas de arte, como parte da culminância do projeto interdisciplinar “Criando e Recriando o Mundo”, cujo primeiro momento foi realizado no início do mês, no Espaço Pe. Klein, SJ.
Pernambucano e integrante do povo Pankararu, Aislan tem formação em Medicina pela Universidade de Brasília, mas hoje se dedica exclusivamente à pintura. No caso da mostra artística, as crianças puderam expor, de forma lúdica, o que aprenderam sobre a técnica usada pelo artista em seu trabalho que nasce das suas origens e o desejo de expressar sua ancestralidade. “Os alunos fizeram reeleituras abstratas, inspiradas no grafismo indígena, com técnicas de desenho e pintura em aquarela sobre tela”, explicaram as professoras de Artes Visuais, Anna Oliveira e Camila Paes.
A TÉCNICA
Desenhando e pintando inicialmente sobre papel kraft e, posteriormente, sobre tela e linho (além de experimentação com couro), o artista se utiliza de recursos pictóricos tradicionais da pintura corporal de seu povo, para elaborar os seus traços e figuras. No campo tridimensional, referências aos materiais e elementos que constituem os seus rituais e a paisagem da caatinga compõem instalações e trabalhos escultóricos. As obras evocam a riqueza visual e simbólica dos Pankararu.
Veja mais fotos!
Fotos: Secom/CAV e arquivo pessoal.
Leia também
-
22.11.24
#PartiuVieirão marca passagem de alunos do 7º ano para unidade de jovens estudantes do Vieira
Evento celebrou com alegria transição considerada um marco em meio às expectativas de nova jornada no Vieirão
-
21.11.24
História, estilos e como terapia. Estudo sobre música é tema de projeto no Tempo Integral do Vieira
Culminância das atividades contou com a presença das famílias em ritmo de aprendizagem e diversão
-
20.11.24
Peça 'Dandara na Terra dos Palmares' é apresentada para colaboradores do Vieira como parte das comemorações pelo Dia da Consciência Negra
Espetáculo que homenageia guerreira quilombola já havia sido exibido para estudantes no mês de agosto
-
20.11.24
Rede Jesuíta de Educação divulga mensagem pelo Dia da Consciência Negra
Diretor-geral do Vieira destaca importância de ações concretas no cotidiano