Vieira reinaugura Passarela da Arte com exposição que celebra 50 anos de carreira de Bel Borba
Artista plástico, que é ex-aluno e pai vieirense, destacou caráter afetivo da mostra


O Colégio Antônio Vieira reinaugurou a Passarela da Arte do Vieirão no início deste ano letivo com requalificações físicas e uma exposição muito especial do artista plástico Bel Borba, ex-aluno do colégio e atualmente pai de estudante vieirense. A mostra “Bel Borba: 50 anos de Arte” reúne 80 fotografias de momentos e obras que celebram a trajetória artística de Bel, como parte das comemorações pelos 50 anos de seu primeiro vernissage, em 1975, na Galeria Cañizares, da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O artista ainda cursava o último ano do Ensino Médio no Vieira quando fez a primeira exposição, no segundo semestre daquele ano.
“À época, a maioria dos visitantes era mesmo meus colegas vieirenses. Isso porque meu mundo eram meus colegas e minha escola”, lembra o artista, com carinho. “Quando surgiu a oportunidade de fazer a exposição neste espaço reinaugurado do Vieira, eu pensei em algo que fosse representativo da minha história, que não se configurasse como uma exposição comercial com peças à venda e que levasse em conta as características do espaço, inclusive quanto à luz. Fiquei também lisonjeado com o convite da professora Sálua Chequer pelo fato de o Vieira ter sido o colégio em que estudei e onde agora estuda a minha filha, o que também me toca de forma muito afetiva”, declarou Bel Borba.
VALORIZAÇÃO DA ARTE
Coordenadora de Projetos Culturais do Vieira, a Profa. Sálua Chequer destaca que “a Passarela das Artes é um dos espaços do colégio destinado à valorização da arte”, vista também como essencial para a formação integral dos estudantes. “Então, reinaugurar esse espaço com Bel, nosso ex-aluno e um artista consagrado que levou a arte brasileira para fora do Brasil, inclusive, é uma alegria redobrada”, declarou Sálua, ressaltando a importância dos estudantes, a partir da exposição que é exclusiva para alunos e colaboradores, passarem a reconhecer ainda mais as obras de Bel, espalhadas por diversos espaços de Salvador. Confira um pouco mais sobre a mostra no vídeo!
INSPIRADOR
Para o estudante Peter Padre, do Ensino Médio, a reinauguração da Passarela da Arte com uma exposição sobre a carreira de Bel Borba foi significativa.

“Muito importante você começar o ano de 2025, um ano que teve muitas mudanças tanto na estrutura do Vieira quanto na dinâmica escolar e na vida dos alunos, com uma exposição de fotografia das obras de Bel Borba, o que é muito inspirador para os estudantes vieirenses, em uma escola que busca preservar os espaços de cultivo a arte, assim como iniciativas como a Avla, da qual eu participo”, declarou o aluno, referindo-se à Academia Vieirense de Letras e Artes, núcleo de protagonismo estudantil em que ele atua como Diretor de Fotografia.
Imagens: Secom/CAV.
Leia também
- 28.04.25 Inscrições abertas para o III Simpósio de Espiritualidade Inaciana, no Vieira e em Itaici
-
24.04.25
Estudantes participam de Missa de Ação de Graças pela Semana Santa Jovem e fazem orações pelo Papa
Momentos foram marcados pelas aprendizagens e lições deixadas por Cristo, sempre tão enfatizadas por Francisco
-
23.04.25
Mensagens do Superior da Companhia de Jesus e do Provincial do Brasil pela Páscoa do Papa Francisco
Padre Arturo Sosa SJ e Pe. Smyda destacaram legado de Francisco, também jesuíta
-
21.04.25
Colégio jesuíta, Vieira emite nota de pesar pela morte do Papa Francisco e celebra missa especial
Instituição é a única unidade educativa na Bahia a integrar a Rede Jesuíta de Educação Básica, da mesma ordem religiosa do Papa