Com animado Bailinho, Vieira tem dia especial de folia e entra em recesso de carnaval
Microtrio, visual colorido e muitos confetes dão o tom da confraternização que já virou tradição no calendário escolar

Um microtrio e uma “macroanimação” que só as crianças e pré-adolescentes têm. A combinação, na quadra e Pátio Aquarela decorados com temas carnavalescos, completou o cenário do Bailinho do Vieirinha nesta terça-feira (25), em mais uma edição do evento já considerado uma tradição no calendário escolar. A unidade do Colégio Antônio Vieira é destinada aos “pequenos grandes foliões” alunos do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental (EF). O colégio entra em recesso de Carnaval nesta quarta-feira (26), retornando às aulas no dia 6, logo após a Quarta-Feira de Cinzas (5).

Nesta terça (25), os músicos Jonga Lima, Ricardo Markis e Zé Carlos Guratti conduziram a folia, puxando o “Quase Trio”, como foi batizado o microtrio que animou a galerinha, juntamente com a palhacinha Samile. As crianças e pré-adolescentes mais uma vez capricharam no look, com visual bem colorido e criativo, revelado em fantasias ou adereços. Além de poderem vivenciar um pouco do clima de uma das maiores manifestações culturais do mundo, eles tiveram mais um momento de confraternização e estímulo à integração no ambiente escolar.

EM RITMO DE APRENDIZAGEM
Coordenadora de Projetos Culturais do Vieira, a professora Sálua Chequer explica a importância de a escola oportunizar aos estudantes um pouco da manifestação que eles estudam e que é tão significativa para a cidade e para o país, tanto cultural quanto economicamente. “Os estudantes aprendem sobre a trajetória das manifestações culturais, as origens, as transformações, os valores artísticos, as diferenças em cada região, os impactos econômicos e, a cada fase escolar, vão agregando mais conhecimentos. Então, é importante também poder brincar o carnaval na escola, conhecendo o que aprenderam”.

MICROTRIO
A professora lembra que neste ano o Carnaval de Salvador celebra os 40 anos da Axé Music e os 75 anos do trio elétrico. “O microtrio no Vieirinha também faz uma alusão a essa invenção maravilhosa, de uma sonoridade totalmente diferente. Um carro desfilando, espalhando alegria pelas ruas, com uma musicalidade que move as pessoas a participarem, a correrem atrás do trio e seus vários gêneros musicais, destacando ainda a influência africana em nossa cultura, tema também de estudo nos projetos pedagógicos do Vieirinha, assim como a influência indígena nos adereços e blocos, como os Apaxes do Tororó”.


Animadas, as crianças queriam mesmo era colocar em prática, com muita dança, pulos e sorrisos, todos os encantos e aprendizagens da folia no Vieirinha. O diretor-geral do colégio, professor Sérgio Silveira; o diretor acadêmico, professor Anderson Rafael Souza; o coordenador-geral do Vieirinha, professor Renato Barros, e a professora Sálua, entre outros educadores, conferiram de perto o agito da turminha de foliões, neste dia tão especial.
Um ótimo Carnaval para todas as famílias vieirenses!
CLIQUE AQUI E CONFIRA MAIS FOTOS DO BAILINHO DO VIEIRINHA 2025 EM NOSSA GALERIA!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
24.04.25
Estudantes participam de Missa de Ação de Graças pela Semana Santa Jovem e fazem orações pelo Papa
Momentos foram marcados pelas aprendizagens e lições deixadas por Cristo, sempre tão enfatizadas por Francisco
-
23.04.25
Mensagens do Superior da Companhia de Jesus e do Provincial do Brasil pela Páscoa do Papa Francisco
Padre Arturo Sosa SJ e Pe. Smyda destacaram legado de Francisco, também jesuíta
-
21.04.25
Colégio jesuíta, Vieira emite nota de pesar pela morte do Papa Francisco e celebra missa especial
Instituição é a única unidade educativa na Bahia a integrar a Rede Jesuíta de Educação Básica, da mesma ordem religiosa do Papa
-
16.04.25
Missas e série de vídeos trazem significado da Semana Santa para comunidade escolar
Mensagens estão sendo divulgadas no perfil do Vieira no Instagram