Menu
Logo do site
Logo do site
08.06.17

Projeto sobre biomas brasileiros mobiliza alunos do 7º ano EF

Durante o mês de maio, os alunos apresentaram seminários e realizaram visitas ao Jardim Botânico de Salvador

Projeto sobre biomas brasileiros mobiliza alunos do 7º ano EF

Diversas atividades que contemplam o projeto interdisciplinar do 7º ano EF têm ocorrido ao longo do ano letivo. A edição deste ano, que culminará com a produção de curtas-metragens no segundo semestre, tem como tema “Biomas brasileiros e suas diversidades: (en) cantos e desafios”. O mês de maio marcou a realização de duas importantes atividades na preparação das turmas: um seminário apresentado em sala de aula e a visita feita ao Jardim Botânico de Salvador.

A Campanha da Fraternidade de 2017, que trouxe o tema “Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida”, serviu como inspiração para o projeto do 7º ano EF. Os seminários apresentados na primeira quinzena de maio abordaram importantes assuntos ligados ao consumo consciente, direitos humanos, ética, política, justiça social, sustentabilidade, entre outros. “O estudo que fizemos para a apresentação e a oportunidade de assistirmos aos nossos colegas ajudou muito para entendermos melhor os temas”, comentou a aluna Maria Júlia Matos.

Aula de campo

Entre os dias 23 e 30 de maio, as turmas foram ao Jardim Botânico de Salvador. Assim como os seminários, a aula de campo também contribuiu para que os alunos se apropriassem ainda mais dos temas que serão abordados nos curtas-metragens. “Quisemos propor uma reflexão sobre os problemas ambientais e sociais brasileiros e seus os impactos na sociedade. Além disso, trouxemos para o debate a importância da atuação desse jovemcomo sujeito críticoe comprometido”, destacou a coordenadora pedagógica do 7º ano EF, prof.ª Maria Cristina Almeida.

A aula de campo no Jardim Botânico de Salvador proporcionou a oportunidade de observar espécies nativas dos biomas Mata Atlântica, Amazônia e Caatinga. “Os estudantes assistiram a uma aula demonstrativa, caminharam pela trilha e ainda fizeram atividade física, o que contribuiu muito para o processo de aprendizagem sobre a necessidade da preservação ambiental”, comentou o responsável pela aula de campo e ex-aluno vieirense, Iezo Cerqueira. O aluno Pedro Antônio Almeida destacou a importância de vivenciar na prática o contato com a natureza. “Adquirir novos conhecimentos em um ambiente tão interessante como este foi muito interessante e nos motivou ainda mais para a elaboração do curta-metragem”, pontuou ele.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo