Especial Revista Vieirense: ‘Aulas Integradas e Antenadas’
Habilidades de competências dos vestibulares e do ENEM exigem novas formas de abordagens promovidas através de encontros temáticos e aulas no turno oposto
A preparação para os vestibulares é uma verdadeira batalha contra o tempo. Por isso, aliar um cronograma apertado a novas perspectivas de aprendizagem é sempre desafiador. Para a 3ª série EM, essa tem sido uma realidade vivida durante o ano letivo através dos Aulões e das Aulas Integradas. Esses encontros interdisciplinares promovem a resolução de questões e abordagens de vários temas, contendo os referenciais das diferentes áreas de estudo.
Trata-se de uma demanda cada vez mais presente no ENEM e nos principais vestibulares ocorridos no Brasil, voltada para cumprir as habilidades e competências dessas provas. “Os Aulões são sempre muito válidos como oportunidades de ensinarmos de forma diferente e dinâmica. O aluno tem uma visão geral dos assuntos apresentados e essa iniciativa do Vieira desperta a vontade de estar sempre estudando e buscando conhecimento. Procuramos fazer dessas aulas as mais completas e formativas possíveis”, destaca o professor de geografia Ricardo Behrens.
O objetivo é proporcionar uma articulação maior entre os saberes, conteúdos e conhecimentos. Além disso, os estudantes passam a perceber que não devem haver fragmentações entre as disciplinas por meio da resolução de diversas questões. “Vale ressaltar que a ambiência dos Aulões promove uma integração maior entre o convívio social e a relação aluno e professor, além de trazer a possibilidade do estudante enxergar o mundo na sua diversidade e pluralidade de conteúdos”, destaca a orientadora educacional do Vieira, Daisy Borali Passos.
As Aulas Integradas têm como principal competência o desenvolvimento da intertextualidade e da contextualização. Alguns professores são convidados, e, a partir daí, escolhem um eixo temático. Cada um, através da peculiaridade e especificidade do seu saber, dialoga com outros professores e alunos. “Esse evento é muito interessante por ser uma aula em que todos podem conectar e relacionar o que sabem, além de refletir e mobilizar o conhecimento a partir de situações propostas pelos professores na aula”, detalha a coordenadora pedagógica da 3ª série EM, Ana Paula Marques.
Além da série “Foco no ENEM”, disponibilizada no canal do YouTube do Vieira, o Exame Nacional do Ensino Médio também conta com um Aulão específico. “Esse formato de aula atende às mais diferentes demandas. Elas ajudam a manter um clima de motivação. Muitos alunos relatam que ficam mais tranquilos e motivados quando conseguem se recordar dos assuntos apresentados ou acertam as perguntas elaboradas pelos professores. O Aulão ajuda o estudante a se recordar daquilo que foi aprendido ao longo de meses de estudo”, explica o professor de física Fábio Motta.
Para os alunos, esses encontros se consolidam como importantes diferenciais. “A sensação que tenho depois de um Aulão é que estou bem preparado. O clima descontraído é tão bom quanto o técnico, porque deixamos as preocupações da sala de aula um pouco de lado e, realmente, temos oportunidade de aprender de forma mais leve”, destaca o aluno Arthur Pacheco. “A forma de abordagem dos assuntos nesses encontros é sempre muito pertinente. Acho também muito válido a preocupação em trazer temas atuais para serem desenvolvidos com as diversas matérias. Essas aulas são extremamente interativas e importantes para nossa formação acadêmica e humana”, complementa a estudante Lílian Brito.
Formação ampliada
A educação é um processo que está em constante aprimoramento e renovação. Com base na Pedagogia Inaciana, o Colégio Antônio Vieira está sempre buscando formar alunos críticos, criativos e que saibam mobilizar o conhecimento aprendido, da forma mais favorável possível. O bom desempenho do estudante em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está diretamente ligado à união do conhecimento, com as habilidades e competências para resolver as questões.
Levando em consideração que o ENEM se tornou uma porta de entrada muito importante para as grandes universidades, o Vieira teve a iniciativa de ampliar a carga horária da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. A “Oficina ENEM de Habilidades e Competências” traz uma ampliação de quatro horas semanais, no turno oposto, que tem Formação ampliada como objetivo reforçar a área de Ciências da Natureza (química, física e biologia) e redação. “O treino para o ENEM não se restringe ao estudo dos conteúdos do Ensino Médio. É preciso que os alunos desenvolvam o raciocínio lógico, a capacidade de concentração e a paciência, indispensável para ficar muito tempo sentado fazendo uma prova”, pontuou a coordenadora pedagógica da 1ª série EM, professora Léa Pontes.
As aulas são regulares, com um planejamento específico para o seu funcionamento com o formato de oficina, que visa aprimorar as habilidades e a produção de texto, a fim de otimizar os resultados no ENEM. “A formação que ocorre nos programas das disciplinas, durante o período matutino, é de grande qualidade e profundidade. Essa ampliação teve como meta o aprofundamento da abordagem por habilidades e competências. Por isso, optamos por esse formato mais dinâmico e interativo”, destaca o coordenador da 2ª série EM, professor José Teixeira (Zelão).
Tecnologia e aprendizado
Através de dois aplicativos para celulares, o +ENEM e o AppProva ENEM, foi acompanhado o desempenho dos alunos em provas que simulam o Exame Nacional do Ensino Mé- dio. “É importante que o aluno esteja mais tempo no colégio em um ambiente de conhecimento. Estamos oferecendo a esse estudante a oportunidade de ampliar as interações, a produção de conhecimento e a interdisciplinaridade, através das disciplinas propostas na Oficina. É uma proposta de trabalho integrada que beneficia, significativamente, o resultado final”, Tecnologia e aprendizado explica a diretora acadêmica do Vieira, professora Janeide Medrado.
Para a aluna Joanna Sousa, a Oficina ENEM tem auxiliado muito na aprendizagem. “Há uma abordagem diferente nos conteúdos que realmente caem com maior frequência no exame. Os professores focam nas habilidades e competências, e isso é um diferencial, porque eles mostram até mesmo assuntos que não aparecem na grade da manhã. Outro ponto importante é o uso do AppProva, que torna a aula interativa, pois o professor pode fazer simulados e atividades, além do aplicativo conter uma série de questões que auxiliam nos estudos”, ressaltou ela.
Você pode encontrar essa e outras matérias na edição 2016/2017 da Revista Vieirense. Retire seuexemplargratuitamente no Vieira ou leia aversão digital CLICANDO AQUI
Leia também
-
21.12.24
Vieira entra em recesso natalino até dia 2. Santuário segue com missas de final de ano. Confira horários!
Comunidade escolar tem participado de celebrações especiais desde antes do encerramento do ano letivo
-
20.12.24
Responsável por 2 dos 3 primeiros lugares nas aprovações no Enem no Brasil, SAS é adotado para todo Ensino Médio no Vieira
Sistema integra conjunto de ações do programa Vieira 2025+ de forma alinhada aos princípios da educação jesuítica
-
20.12.24
Vídeo com mensagem de fim de ano do Prof. Guidini abre edição especial do Informe RJE
Publicação reúne fatos mais marcantes do ano em que se comemorou os dez anos de constituição da Rede
-
19.12.24
Vieira reúne colaboradores em Natal com Setores
Missa especial também será celebrada para equipe de trabalhadores do colégio