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29.04.16

Vieira participa de nova etapa na implantação do Sistema de Qualidade

Ferramenta desenvolvida pela Companhia de Jesus visa melhorar a gestão escolar

Vieira participa de nova etapa na implantação do Sistema de Qualidade

Desenvolvido pela Federação Latinoamericana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI), o Sistema de Qualidade na Gestão Escolar tem na sua essência uma busca constante de toda comunidade educativa por uma reflexão crítica sobre as suas práticas e propõe novos caminhos a serem seguidos. Engajados nesta proposta, os educadores e funcionários de diversos setoresdo Colégio Antônio Vieira participaram da segunda etapa, em abril, quando foram divulgados os resultados obtidos em 2015 e projetadas ações futuras.

O processo de implantação do Sistema no Vieira teve início com a autoavaliação, em março do ano passado. A etapa, finalizada no segundo semestre, contemplou quatro âmbitos da aprendizagem integral: Clima escolar; Organização, Estrutura e Recursos; Pedagógico Curricular; Família e Comunidade. A divulgação dos resultados, realizada nesta nova fase, possibilitou uma visão geral do que foi destacado em cada âmbito, além da definição de três áreas de melhoria: Estrutura e Recursos, Pedagógico Curricular e Planejamento Estratégico.

O trabalho contou com a participação do professor chileno Gustavo Cuadra, profissional de apoio da FLACSI, que destacou os benefícios da iniciativa para os profissionais. “O processo de autoavaliação do Colégio Antônio Vieira é muito interessante. Nós percebemos que os professores, os principais atores desta melhoria, estavam muito animados em analisar e discutir suas práticas pedagógicas. É muito importante olhar para o que fazemos e, a partir daí, encontrar possibilidades para tornar o trabalho dessa instituição ainda melhor”, disse.

Durante os encontros, ocorridos nos dias 12 e 13/04, Cuadra apresentou os fundamentos da investigação e os alcances práticos da iniciativa. “Nós capacitamos os educadores para a próxima etapa do processo, que consiste em focalizar o plano de melhoria e desenhá-lo de uma maneira coerente e sistemática, a fim de alcançar as metas esperadas”, completou ele.

A diretora geral do Colégio Antônio Vieira, profª. Mariângela Risério, que já atuou como facilitadora na implantação do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar, ressaltou a necessidade da instituição estar bem em todos os âmbitos avaliados. “É uma ferramenta construída dentro dos princípios da pedagogia e da espiritualidade inaciana, que conduzem a filosofia de trabalho dos colégios jesuítas existentes na América Latina. É algo que vem ao encontro de uma necessidade que as escolas possuem de trabalharem com indicadores de qualidade, propondo reflexões e traçando novas perspectivas”, explicou.

“É muito importante salientar que o objetivo do Sistema de Qualidade é olhar não apenas para a nota, mas também para aprendizado integral do aluno. A pontuação faz parte do contexto, mas os avanços são mensurados na dimensão da aprendizagem. O foco do sistema é desenvolver essa sensibilidade para encontrar estratégias que favoreçam o aprendizado dos estudantes, desde o 1º ano EF ao EJACAV”, concluiu o Coordenador de Qualidade do Vieira, Anderson Souza.

Sobre o Sistema de Qualidade

Concebido a partir de 2006 e implantado em sete países em 2013, o Sistema chegou ao Brasil no ano de 2014, com a participação dos colégios Catarinense (Florianópolis), São Luís (São Paulo) e o Diocesano (Teresina). Em 2015, além do Colégio Antônio Vieira, o sistema também está sendo implantado nos colégios Medianeira (Curitiba) e Santo Inácio (Rio de Janeiro), todos pertencentes à Rede Jesuíta de Educação. Luís Eduardo Soares, membro do Colégio Loyola (Belo Horizonte) e Marcelo Pastre, que integra a Escola Medianeira (Curitiba), foram os facilitadores externos designados para acompanhar as ações desenvolvidas ao longo do ano passado.

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