Menu
Logo do site
Logo do site
31.03.16

Fé e aprendizado marcam a Semana Santa Jovem 2016

As atividades aconteceram em Alagoinhas, Capim Grosso, Lauro de Freitas e Mar Grande

Fé e aprendizado marcam a Semana Santa Jovem 2016

Entre os dias 24 e 27 de março, os alunos do Colégio Antônio Vieira participaram da Semana Santa Jovem 2016 (SSJ). O evento, conduzido pela equipe do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA), proporcionou aos jovens a vivência da espiritualidade do período de um jeito alegre, espontâneo, apaixonado, criativo e participativo. As atividades foram realizadas em quarto lugares: Alagoinhas, Capim Grosso, Lauro de Freitas e Mar Grande. A grande novidade dessa edição foi o Retiro de Semana Santa, que aconteceu no Santuário Nossa Senhora de Fátima.

Os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre o mistério da vida de Jesus Cristo – Paixão, Morte e Ressurreição – através de uma experiência comunitária de fé, possibilitando uma escolha mais consciente da vida em comunidade e do serviço à Igreja. “A avaliação que a gente faz é muito positiva. Nós percebemos pelos testemunhos que eles têm a vivência do amor de Deus através do outro e, por ser uma experiência nova, muitos deles conseguem perceber o Cristo ressuscitado a partir da alegria sentida e dos momentos vividos”, destacou João Ramiro, coordenador do SORPA.

| RETIRO DE SEMANA SANTA |

Grande novidade deste ano, o Retiro de Semana Santa reuniu pais ou responsáveis dos alunos que participaram das experiências da SSJ e membros da comunidade. A programação contou com palestras e celebrações – Missa da Ceia do Senhor (lava-pés), Celebração da Paixão, Vigília Pascal e a Missa da Páscoa. Todas as atividades foram conduzidas pelo Pe. Eduardo Henriques, SJ. “Nós oferecemos para as famílias e para toda a comunidade um pouco do que os meninos vivenciam na SSJ”, explicou João Ramiro.

| TAIZÉ – ALAGOINHAS |

A comunidade de Taizé, nascida na França, está desde 1978 em Alagoinhas. A Semana Santa Jovem na localidade reuniu vieirenses e residentes do local em uma experiência contemplativa na ação, com inserção na comunidade. “A experiência em Taizé foi um momento de encontro com Jesus, revelado nos rostos que vieram de vários lugares, no partilhar do pão e nos momentos de oração. Os momentos vividos lá nos colocam de pé com o Cristo ressuscitado”, destacou o Ir. Pedro Ernane, SJ.

| CAPIM GROSSO |

A SSJ no município de Capim Grosso, distante 272 km da capital, é uma experiência de fé inserida na comunidade realizada há 15 anos. Lá, os estudantes vivenciaram os dias da paixão, Morte e ressurreição de Jesus a partir da vida dos próprios sertanejos. Os alunos aproveitaram a oportunidade para levar às pessoas da região o tema da Campanha da Fraternidade 2016 e também realizaram coleta de lixo e plantação de mudas, entre outras ações.

Os participantes destacaram os aprendizados da SSJ 2016. “Eu achei uma experiência incrível, porque você sai do seu cotidiano para se doar para o próximo. Quando você vai para as comunidades, você vê que, apesar das dificuldades, as pessoas continuam com esperança em um futuro melhor e em Deus. Isso nos renova”, destacou a aluna Catharina Moura. “Participar da SSJ em Capim Grosso foi muito marcante por ser a minha primeira vez na cidade. Me chamou muito a atenção a maneira acolhedora com que as pessoas nos receberam. Lá, eu pude ver a simplicidade de Jesus nas pequenas coisas”, completou o ex-aluno vieirense, Ricardo Abrantes.

O pastoralista do SORPA, Antônio Diniz, avaliou a Semana Santa Jovem em Capim Grosso. “É uma experiência muito bonita para os alunos, pois eles saem do conforto de suas casas e se inserem na realidade das comunidades do sertão. Os estudantes entram em contato com pessoas doentes, crianças, jovens e levam palavras de carinho e conforto. São momentos fortes, que, certamente, levarão para suas vidas”, disse.

| VERBO DE VIDA – LAURO DE FREITAS |

A Semana Santa Jovem na comunidade O Verbo de Vida ficou marcada como uma experiência de oração, reflexão e partilha na vida de 22 estudantes. Eles se envolveram em todos os atos litúrgicos realizados no local e promoveram ainda uma ação de conscientização da população, com entrega de panfletos sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor do dengue, chikungunya e da zika.

“A vivência da SSJ foi de grande importância para o crescimento espiritual dos alunos. Uma oportunidade de viver verdadeiramente o sentido da Páscoa e de conhecer melhor a comunidade. Todos eles saíram de lá encantados e felizes com a experiência de estar com o outro”, comentou a pastoralista do SORPA, Denise Costa.

Os alunos destacaram os benefícios da ida ao Verbo de Vida. “Uma experiência muito enriquecedora, porque a gente aprende os verdadeiros valores do lugar. As pessoas têm um modo peculiar de viver e, através desse contato, pudemos perceber o outro e o que é importante para ele”, disse a aluna Clara Matos. “Foi muito gratificante. Tivemos contato não só com Deus, mas também com as outras pessoas. Uma experiência ímpar, que eu gostei bastante”, completou Bruno Puonzo.

| MAR GRANDE |

Neste ano, a SSJ em Mar Grande teve como novidade a ida dos alunos da 8ª série EF. Os estudantes refletiram sobre a vida de Jesus, por meio de dramatizações. Houve ainda caminhada até a comunidade Trindade do Mar, onde ouviram a palavra do Pe. Joãozinho e o testemunho de um ex-morador de rua, residente da comunidade. A programação contou com a participação de membros do grupo Peregrinos de Calça Jeans (PCJ).

“Os alunos entraram no clima e se envolveram em todas as comemorações referentes ao Tríduo Pascal. A Semana Santa em Mar Grande também tem um viés lúdico, que coube bem para a idade deles. Foi excelente, não só na ludicidade, mas também na espiritualidade”, avaliou a pastoralista Núbia Calazans.

Os alunos que foram à Mar Grande destacaram o clima de integração entre os participantes. “A SSJ me marcou muito. A gente encontra Deus de diversas maneiras, principalmente no servir. Todos estavam bem unidos”, destacou o estudante João Vinícius Lopes. “A Semana Santa Jovem me permitiu conhecer pessoas incríveis e fazer amizades que levarei por toda a vida. Também foi um momento que me aproximou muito da vida de Jesus para tentar seguir alguns de seus passos, e me ajudou a entender as diversas visões do que é Deus”, finalizou Rodrigo Antas.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo