Alunos discutem minorias sociais com programação especial
Debater a questão das minorias sociais na contemporaneidade através de reflexões críticas e da arte. Esse é o objetivo do ‘Projeto sobre VIDAS SEVERINAS’
Debater a questão das minorias sociais na contemporaneidade através de reflexões críticas e da arte. Esse é o objetivo do ‘Projeto sobre VIDAS SEVERINAS’, idealizado e articulado pelos próprios alunos a partir da parceria entre o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Minorias Sociais do Vieira (NEIMS) e a Academia Vieirense de Letras e Arte (AVLA).
A programação começou oficialmente no dia 31/08, com uma atividade multidisciplinar na Sala de Arte Sálua Chequer, e seguiu até 21/09. A proposta envolveu instalações, exibição de filmes, exposição de fotos, debates, palestras, música, teatro, literatura e muita disposição para fazer valer uma das máximas apontadas pelo Papa Francisco: “apenas os que dialogam podem construir pontes e vínculos”.
Por meio das atividades, os alunos buscaram chamar a atenção para a intolerância, a violência e o preconceito nas suas variadas formas ainda dominante na cultura contemporânea. A inciativa contribuiu para reafirmar entre os jovens a necessidade da justiça social como princípio fundamental para a construção de um modelo civilizatório verdadeiramente democrático.
Leia também
-
12.03.25
Estudantes do Vieira produzem painéis sobre impacto das transformações geográficas em Salvador
Trabalhos finais serão exibidos no colégio em exposição organizada pelos próprios alunos
-
11.03.25
Estudantes devem se inscrever até segunda (17) no AVA para participar da Olimpíada Canguru de Matemática
Inscrição interna no Ambiente Virtual de Aprendizagem é prevista apenas para alunos do 6º ano EF à 3ª série EM que farão a prova no turno oposto
-
10.03.25
Dia Anec-BA discute, no Vieira, educação e ecologia integral em evento com recorde de participantes
Educadores de escolas católicas de Ensino Básico e Superior assistiram palestra com Ir. Afonso Murad, professor da Faculdade Jesuíta, de Belo Horizonte
-
08.03.25
Vieira faz homenagem pelo Dia da Mulher
Vídeo e cartão marcam a data especial