Vieira estimula protagonismo juvenil através do projeto de voluntariado educativo
Alunos e ex-alunos se reuniram na Sala de Artes do Colégio Antônio Vieira para discutir sobre o voluntariado educativo na última terça-feira (28).
Alunos e ex-alunos se reuniram na Sala de Artes do Colégio Antônio Vieira para discutir sobre o voluntariado educativo na última terça-feira (28). Representantes dos cinco projetos já contemplados com a ação apresentaram o trabalho desenvolvido com as instituições escolhidas aos interessados em fazer parte do projeto. O objetivo do encontro foi mostrar como funciona o processo, estimulando a participação de novos colegas.
O projeto educativo partiu do desejo dos alunos Ensino Médio de ajudarem o próximo. A iniciativa é coordenada pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA), com organização dos pastoralistas José Paulo Silva e Marivalter Barbosa. Ao todo, cinco grupos participam do voluntariado educativo do Vieira: iniciativas para Mudar o Mundo (IPMM), Escolinha Padre São Miguel, Peregrinos de Calça Jeans (PCJ), O Milagre do Pão e Alegrai-vos.
“O voluntariado é a representação do que é uma escola jesuíta. É uma alegria enorme ver todos esses meninos apresentando projetos que eles mesmo criaram”, destacou o coordenador do SORPA, João Ramiro.
O estudante Ítalo Martins esteve presente na reunião e valorizou o apoio do Vieira à ação. “Eu acho que todo mundo tem um pouco de vontade de ajudar o próximo. É um presente estudar em uma escola e estar perto de pessoas que se colocam como iniciativa para ser a mudança”, comentou.
Protagonismo juvenil
Uma das iniciativas que fazem parte do projeto de voluntariado do Vieira é coordenada pela aluna Vanessa Fróes. Intitulada Iniciativas para Mudar o Mundo (IPMM), a ação nasceu no final de 2014, através de um diálogo da estudante com a prima sobre os problemas sociais no mundo. Hoje, a equipe possui 13 pessoas. “Nossa primeira atividade aconteceu em uma creche, no Dia das Crianças. A gente arrecadou dinheiro e brinquedos. Nós também passamos o dia fazendo a alegria dos pequenos”, contou ela.
A partir deste primeiro gesto, o IPMM não parou mais. Segundo Vanessa, a equipe passou a fazer tudo o que aparecia para ajudar o próximo. Foi assim que eles conheceram o projeto Levanta-te e Anda, promovido pela Arquidiocese de Salvador. Na oportunidade, a equipe visitou o Centro de Convivência para moradores de rua e realizou atividades artesanais com material reciclável e pintura, além de promover partidas de dominó, baralho e quebra-cabeça.
Neste contato, os alunos perceberam que os brinquedos utilizados estavam velhos e incompletos. Esse foi o pontapé para uma nova ação, realizada há cerca de 20 dias. O grupo promoveu a “Reforma do Cantinho dos Jogos”, em que levou ao espaço brinquedos em bom estado de uso e um baú para o local. Até o final do ano, a equipe ainda planeja reformar outros setores da instituição como o dos livros e o de roupas. “É difícil fazer com que as pessoas se sintam comovidas em ajudar. Mas acredito que se apenas uma for estimulada a fazer o bem já valeu a pena”, concluiu.
Leia também
-
01.01.25
Novo ano chega com série de novidades para comunidade escolar vieirense
Requalificação do prédio do Vieirão, programa ainda mais robusto na preparação para Enem e opções no Tempo Integral estão na relação
-
26.12.24
NA ESCOLA E NOS ESPORTES – Um ano de grandes conquistas para estudantes vieirenses
Alunos atletas brilharam representando times oficiais do colégio, clubes e confederações
-
24.12.24
Província dos Jesuítas do Brasil traz mensagem de Natal em vídeo. Assista!
Assistente espiritual do Vieira e reitor do Santuário N. Sra de Fátima participa, representando comunidade educativa
-
21.12.24
Vieira entra em recesso natalino até dia 2. Santuário segue com missas de final de ano. Confira horários!
Comunidade escolar tem participado de celebrações especiais desde antes do encerramento do ano letivo