Educadores do Vieira participam de seminários no Sul do Brasil
Problematizar a articulação entre educação, transgressões e narcisismos no cenário atual. Esse foi o tema geral 6º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais (SBECE)
Problematizara articulação entre educação, transgressões e narcisismos no cenário atual. Esse foi o tema geral 6º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais (SBECE) e Educação e do 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação (SIECE) realizados de forma simultânea entre os dias 01 e 03/06, na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), situada em Canoas-RS. O Colégio Antônio Vieira foi representado pelos professores José Teixeira Neto (Zelão), Ana Paula Marques, ambos coordenadores pedagógicos, e Alex Valadares.
“São três dias de encontro que proporcionam uma atualização muito ampla do que vem sendo pesquisado hoje em educação, juventude e contemporaneidade. Procuramos discutir a ambivalência existente nas redes sociais, em que as pessoas tanto se colocam de forma narcísica, quanto se mobilizam com o objetivo de promover um movimento inusitado na história política do Brasil”, destacou o prof. Zelão. Ele e a prof. Ana Paula apresentaram o trabalho intitulado “Identidades móveis, fragmentação social e espetacularização da vida: Insurgências curriculares tensionado a formação no contemporâneo” (Clique para ler).
Dentre os aspectos abordados estão as manifestações ocorridas em junho de 2013 que, segundo o prof. Zelão, se estabelecem como novas formas de organização política para os jovens e de ação dos movimentos sociais. “Além da riqueza e do crescimento profissional na apresentação do nosso trabalho, as experiências narradas, as pesquisas apresentadas e tudo que foi compartilhado na área dos estudos culturais e educação fizeram com que eu voltasse do SBECE cheia de ideias para alimentar a minha prática pedagógica e dialogar com meus colegas de trabalho”, destacou a prof. Ana Paula.
Para o prof. Alex Valadares, o evento foi uma oportunidade de experimentar reflexões interessantes a respeito dos processos de construção do conhecimento da contemporaneidade. “A temática desta edição envolvia a ideia de ‘Transgressões e narcisismos’. Vivemos em um mundo de contínuas ‘emergências’, em que as relações virtuais derrotam facilmente a ‘vida real’. Por isso, dar conta dos processos que constituem as novas relações é de fundamental importância para sobrevivência”, concluiu.
Leia também
-
21.12.24
Vieira entra em recesso natalino até dia 2. Santuário segue com missas de final de ano. Confira horários!
Comunidade escolar tem participado de celebrações especiais desde antes do encerramento do ano letivo
-
20.12.24
Responsável por 2 dos 3 primeiros lugares nas aprovações no Enem no Brasil, SAS é adotado para todo Ensino Médio no Vieira
Sistema integra conjunto de ações do programa Vieira 2025+ de forma alinhada aos princípios da educação jesuítica
-
20.12.24
Vídeo com mensagem de fim de ano do Prof. Guidini abre edição especial do Informe RJE
Publicação reúne fatos mais marcantes do ano em que se comemorou os dez anos de constituição da Rede
-
19.12.24
Vieira reúne colaboradores em Natal com Setores
Missa especial também será celebrada para equipe de trabalhadores do colégio