Alunos do Vieira participam de formação inaciana na Colômbia
A espiritualidade inaciana como base fundamental para formar jovens lideranças com autoconhecimento, compromisso social e conhecimento da realidade.
A espiritualidade inaciana como base fundamental para formar jovens lideranças com autoconhecimento, compromisso social e conhecimento da realidade. Esse foi foco do Curso-Taller Internacional Arupe IV, realizado na Colômbia entre os dias 23 de maio e 07 de junho. O Colégio Antônio Vieira participou pela segunda vez e enviou os alunos Vanessa Fróes, da 3ª série EM, além de Beatriz Carneiro, Lucas Rodrigues e Raul Nascimento, que cursam a 2ª série EM.
Ao longo dos 15 dias, os participantes tiveram experiências de espiritualidade, de imersão em comunidades e de síntese das vivências acumuladas no período. Os alunos do Vieira foram acompanhados pela pastoralista do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa), Gilmara Ferreira. Ela explicou que o curso consiste na formação de lideranças inacianas, voltado para jovens nos dois últimos anos da formação, vindos de Colégios Jesuítas. “O Taller tem a modalidade oficina, fazendo atividades de vivência, que proporcionam uma ampla reflexão, fundamentada na espiritualidade e pedagogia inaciana”, destacou.
Gilmara contou ainda que inicialmente os alunos ficaram reunidos em um sítio, onde foi possível trabalhar várias temáticas na teoria e na prática. “A partir daí eles tiveram outros quatro dias em uma imersão social em comunidades carentes do interior da Colômbia. Cada um de nós cinco foi para uma missão diferente. Posteriormente, retornamos à capital (Bogotá) para o encerramento. O meu sentimento é de agradecimento pelo Vieira ter confiado em mim essa missão. Foi algo que me fez estar ainda mais conectada à espiritualidade inaciana e conhecer a cultura da Colômbia também foi muito algo enriquecedor”, afirmou.
Os quatro alunos apontaram a experiência que tiveram na Colômbia como algo transformadora. “Foi inesquecível, porque eu pude aprender, internalizar e vivenciar tudo aquilo pessoalmente. O Taller me fez crescer muito como pessoa”, afirmou a aluna Beatriz Carneiro. O mesmo sentimento é compartilhado pele colega Vanessa Froes. “A gente não tem noção do que realmente está por vir. O curso foi muito engrandecedor para todos nós e a dimensão disso tudo a gente só sentiu a partir do que pudemos vivenciar durante o período”, acrescentou.
Para Lucas Rodrigues, o Taller proporcionou uma mistura de sentimentos. “Nós aprendemos lições que vamos levar para as nossas vidas. O curso fez com que tivéssemos a oportunidade de refletir como pessoas e sobre a nossa espiritualidade”, revelou. A inserção nas comunidades marcou a experiência para Raul Nascimento. “Mudou muito a minha vida. Foi algo único, pois fomos inseridos em um contexto totalmente novo, passando por situações que testaram a nossa fé e a nossa resistência”, concluiu.
Leia também
-
21.12.24
Vieira entra em recesso natalino até dia 2. Santuário segue com missas de final de ano. Confira horários!
Comunidade escolar tem participado de celebrações especiais desde antes do encerramento do ano letivo
-
20.12.24
Responsável por 2 dos 3 primeiros lugares nas aprovações no Enem no Brasil, SAS é adotado para todo Ensino Médio no Vieira
Sistema integra conjunto de ações do programa Vieira 2025+ de forma alinhada aos princípios da educação jesuítica
-
20.12.24
Vídeo com mensagem de fim de ano do Prof. Guidini abre edição especial do Informe RJE
Publicação reúne fatos mais marcantes do ano em que se comemorou os dez anos de constituição da Rede
-
19.12.24
Vieira reúne colaboradores em Natal com Setores
Missa especial também será celebrada para equipe de trabalhadores do colégio