1ª edição do júri simulado desenvolve habilidades de argumentação do 6º ano EF
A ação contemplou a culminância da primeira etapa do projeto “UBUNTU: Humanidade para com todos”
Diferentes opiniões e argumentos para um só objetivo: desenvolver o respeito em sintonia com o aprendizado. A primeira etapa do projeto interdisciplinar “UBUNTU: Humanidade para com todos” foi finalizada com uma experiência única para as turmas do 6ª ano EF. Os vieirenses tiveram a oportunidade de vivenciar um júri simulado com base no livro Andira, escrito por Rachel de Queiroz, que vem sendo trabalhado na série. A ação, que ocorreu no dia 23 de maio, no Auditório Mabel Velloso, contou com a participação de convidados da área jurídica.
A partir da leitura da obra de Rachel de Queiroz, os vieirenses puderam debater ao longo da primeira unidade questões, como: adoção, fraternidade, respeito e cuidado. As turmas também participaram de oficinas de criação de argumentos, quando tiveram a oportunidade de aprender a defender suas teses perante o júri. “Com a culminância da primeira etapa, os alunos desenvolveram habilidades socioemocionais e muitas outras competências através das diversas situações-problema que essa atividade demandou”, destacou a professora de Língua Portuguesa, Amanda Santos.
Conhecimento em pauta
O júri simulado trouxe para o 6º ano EF a chance ter uma noção sobre como é estar em um tribunal, tendo que defender diferentes linhas de raciocínio sobre o livro estudado. “Esse trabalho foi impactante porque vimos as crianças desenvolverem os argumentos que tiveram a perspectiva do cuidado. Isso demonstra o trabalho positivo que a escola faz para torná-los pessoas mais humanas e que venhamos a ter com eles a construção de um mundo melhor”, destacou a juíza convidada, Maria da Graça Varela.
A experiência de escutar o outro e respeitar a diversidade de ideias é a grande lição que o júri simulado trouxe para todos os participantes. “Com essa etapa do projeto, aprendi muito sobre como é o procedimento desenvolvido nos tribunais e foi uma forma de conhecer de vivenciar o trabalho dos advogados. Acredito que os grandes profissionais começaram sendo impulsionados pela escola”, destacou o aluno Francisco Mello. Para a estudante Beatriz Matos, a ação foi uma oportunidade única de aprendizado. “Defendi algo que acreditei ser o melhor e aprendi muito a saber escutar, respeitar as opiniões e a trabalhar em equipe. Levarei para sempre esse momento comigo”, finalizou ela.
Leia também
-
26.12.24
NA ESCOLA E NOS ESPORTES – Um ano de grandes conquistas para estudantes vieirenses
Alunos atletas brilharam representando times oficiais do colégio, clubes e confederações
-
24.12.24
Província dos Jesuítas do Brasil traz mensagem de Natal em vídeo. Assista!
Assistente espiritual do Vieira e reitor do Santuário N. Sra de Fátima participa, representando comunidade educativa
-
21.12.24
Vieira entra em recesso natalino até dia 2. Santuário segue com missas de final de ano. Confira horários!
Comunidade escolar tem participado de celebrações especiais desde antes do encerramento do ano letivo
-
20.12.24
Responsável por 2 dos 3 primeiros lugares nas aprovações no Enem no Brasil, SAS é adotado para todo Ensino Médio no Vieira
Sistema integra conjunto de ações do programa Vieira 2025+ de forma alinhada aos princípios da educação jesuítica