Menu
Logo do site
Logo do site
31.08.20

Estudantes que vão participar da ONU Colegial 2020 devem preencher formulário até dia 11

Simulação de conferências das Nações Unidas é um dos diferenciais da Rede Jesuíta de Educação (RJE)

Estudantes que vão participar da ONU Colegial 2020 devem preencher formulário até dia 11

Já pensou participar de uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), representando delegações de países diversos para debater questões de interesse internacional, podendo exercitar, na prática, noções de cidadania global, diplomacia e conhecimentos gerais? A experiência ímpar começa cedo para os alunos do Colégio Antônio Vieira, com o projeto ONU Colegial – uma simulação do evento, com tal nível de realismo, que passou a ser um diferencial para os 17 colégios que integram a Rede Jesuíta de Educação (RJE) no Brasil. Na Bahia, somente o Vieira faz parte da rede. Este ano, por conta da pandemia, a simulação será realizada por videoconferência, como também vem ocorrendo nos eventos das Nações Unidas.

A divulgação da ONU Colegial Virtual 2020, cuja data será definida nos próximos dias, já começou, com visitas dos organizadores às aulas on-line dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) à 3ª série do Ensino Médio (EM), público-alvo do projeto. Assim como nas simulações realizadas presencialmente, ex-alunos do Vieira e outros membros da comunidade educativa da RJE também participarão da edição on-line. Todos os jovens atuam com funções específicas, como nas conferências da ONU: secretário-geral, diretores de mesa, delegados, representantes da imprensa, staff e observadores interessados.

FORMULÁRIO

Na etapa atual, os alunos devem preencher o formulário de adesão (ver link abaixo), revelando áreas de interesse na simulação. As respostas devem ser enviadas até o próximo dia 11 para auxiliar na tomada de decisões pelo Comitê Organizador.

Se você é aluno do 9º ano EF à 3ª série EM, clique aqui e preencha agora mesmo o formulário!

Vídeo da edição de 2019 traz depoimentos dos participantes

PROTAGONISMO ESTUDANTIL

“A ONU Colegial é uma oportunidade para os alunos aprenderem e debaterem questões geopolíticas históricas e conflitos internacionais da atualidade, exercendo a diplomacia e desenvolvendo dimensões comunicativas”, diz a coordenadora para assuntos estratégicos do projeto ONU Colegial no Vieira, a professora Léa Pontes, que também é coordenadora pedagógica da 1ª série EM. “Trata-se de um projeto amplo que permite que os estudantes atuem como protagonistas em questões de interesse da humanidade, a partir de uma formação para a cidadania global que é um marco da Rede Jesuíta de Educação”, completa.  

https://www.instagram.com/p/CDxCmaeApuj/?igshid=1k2ozx5kkmcv4
Gabriela Ramos, secretária da III ONU Colegial, conta um pouco da sua experiência com a simulação.

De acordo com a professora Léa Pontes, um dos aspectos mais interessantes do projeto é que “os participantes não apenas debatem os temas, mas buscam soluções para reverter cenários de conflito, em uma iniciativa que os prepara para serem agentes transformadores do mundo”. A coordenadora de assuntos estratégicos do projeto ressalta que o projeto ONU Colegial tem sido referência para grandes escolas e universidades de referência em todo o mundo, tendo sido abraçado, no Brasil, pela Rede Jesuíta.  

O estímulo ao protagonismo estudantil é também destacado pela professora de História, Gigi Albuquerque, responsável pela orientação e coordenação acadêmica do projeto. “Ex-alunos e alunos organizam o processo seletivo, elaboram cronogramas e planilhas, decidem quais os temas os comitês irão debater, pesquisam, elaboram e reelaboram argumentos. Há uma coordenação e orientação aos estudantes em todo o processo, mas sempre respeitando o foco de interesse deles”, explica, frisando que o projeto “prepara os alunos para atuarem em um mundo complexo, globalizado e hiperconectado”.

Em relação aos diferentes papéis desempenhados pelos alunos na simulação, o Comitê Organizador enfatiza a importância de cada função exercida, até mesmo dos observadores, “para o processo de desenvolvimento acadêmico e, também, de competências e habilidades”, como destaca a professora Gigi. Os delegados dos países, por exemplo, “deverão estar preparados para utilizarem os saberes na formulação de propostas e resoluções que visem a transformação do mundo em um lugar melhor, mais justo, menos desigual, mais inclusivo e mais sustentável”.

https://www.instagram.com/p/CEZoqiPgyHs/
A estudante Maria Vilaboim será diretora de mesa desta edição do evento

FECHANDO A DATA

De acordo com o Comitê Organizador, a data da edição 2020 será definida, assim que for concluída a análise das respostas da sondagem prévia, que está sendo feita por meio do formulário. As reuniões preparatórias do evento já estão ocorrendo, virtualmente, uma vez por semana. Também participam dos encontros os diretores de mesa e secretários-gerais, estes últimos assumidos pelos ex-alunos Gabriela Galvão Reis e Guilherme Freitas, que atuaram em edições anteriores. Este ano, o Comitê Organizador ainda conta com a participação da professora Cristina Cardoso, coordenadora pedagógica da 3ª série EM, que soma esforços para que a edição virtual repita o sucesso das simulações presenciais.  

https://www.instagram.com/p/CEHfHFDAGSl/
O ex-aluno Guilherme Freitas também vai integrar a III ONU Colegial como secretário.

LIVE

Para ampliar ainda mais a divulgação da ONU Colegial Virtual 2020, o Vieira fará uma live sobre o tema com a participação de estudantes, bem como pais e responsáveis que darão depoimentos sobre os impactos positivos dos eventos já realizados no processo de formação integral dos jovens, a partir do desenvolvimento de múltiplas aprendizagens. O perfil do projeto no Instagram também já disponibiliza vasto material sobre o tema, além de declarações de organizadores.

“É um evento que tem significado muito para a minha formação, estimulando competências, como a oratória e o debate, além da ampliar conhecimentos sobre países não muito conhecidos e promover a integração entre os alunos”, declara, em um dos vídeos divulgados, a aluna Karen Giudice, atualmente na 3ª série EM. No perfil na rede social, há também informações sobre a ONU Intercolegial, evento que reúne, em um segundo momento, participantes da ONU Colegial de cada instituição que integra a RJE. Mais detalhes também podem ser obtidos no site do Vieira e da RJE.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo