Dicas para cuidar do Planeta na quarentena marcam encerramento da Semana Verde
Dicas para cuidar do Planeta na quarentena marcam encerramento da Semana Verde
Depois de uma semana especial com intensificação das ações voltadas para a mobilização dos alunos do Vieirinha (1º ao 7º ano do Ensino Fundamental) em prol do meio ambiente, a Semana Verde do Colégio Antônio Vieira é encerrada, nesta sexta-feira (25), com dicas de preservação ambiental. A ideia é que não apenas os estudantes, mas toda a comunidade educativa possam continuar colocando em prática as recomendações, mesmo em tempos de quarentena (veja abaixo).
Durante toda a Semana Verde, os estudantes foram estimulados a trabalhar o tema de forma criativa, a partir do uso de metodologias ativas adotadas pela equipe pedagógica. Resultado: a aprendizagem foi revelada a partir de diversas recursos (fotos, vídeos, ilustrações, música, textos em linguagem formal e informal, em português e também em inglês). No 7º ano EF, o aluno Francisco Mello abordou a importância da separação do lixo reciclável do lixo orgânico. Alguns vídeos foram divulgados nas redes sociais do Colégio. Veja um deles, feito pela aluna Julia Oliveira, do 5º ano EF.
Confira agora algumas dicas da professora de Ciências, Maria Goretti Sousa, articuladora do Núcleo Ambiental do Vieira (NAV). “Elas devem ser adotadas em casa, com ou sem pandemia”, alerta a professora.
Evite os descartáveis
De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, o plástico leva mais de 400 anos para se decompor, variando de acordo com a natureza do material. Alguns tipos causam sérios danos ao meio ambiente e à saúde de seres humanos e animais se descartados de maneira incorreta. Por isso, evite o uso de materiais descartáveis em geral.
Separe o lixo, sempre!
Mesmo que no seu prédio, condomínio ou rua não haja coleta seletiva do lixo, acostume-se a separar o lixo orgânico do reciclável. Use duas lixeiras, deixando uma maior para acumular o lixo seco ou reciclável: deposite nela plástico, vidro (embalado em jornal), metal e papel (evitar dobrar ou amassar). Limpe as embalagens (de xampu, refrigerante, manteiga, iogurtes etc) antes de jogá-las na lixeira apropriada. Depois amarre bem o saco com o material acumulado antes de entregá-lo para a coleta. Caso não haja sistema de separação de resíduos para envio às cooperativas de reciclagem, você estará contribuindo com o trabalho dos “catadores de lixo” que atuam nessas organizações ou mesmo nas ruas.
Faça uma horta
Se você está passando a quarentena em uma casa, aproveite para criar uma horta, cheia de temperos e legumes de sua preferência. É importante ficar atento à forma correta de cuidado das espécies que serão cultivadas.
Transforme lixo orgânico em adubo
Você mesmo pode aproveitar o lixo orgânico da sua casa para transformá-lo em adubo. Primeiro é preciso fazer sua própria composteira ou comprá-la no tamanho que preferir. Nela, você vai descartar o lixo orgânico, como restos e cascas de frutas, legumes e verduras etc. Até o chorume (líquido resultante da decomposição de matéria orgânica) pode ser misturado a água e ser reutilizado também para adubar a terra.
Reserve o óleo usado em garrafas PET
Evite comer frituras. Mas, no caso de, eventualmente, sair da dieta saudável, comendo pastéis, batatas fritas e bolinhos de chuva feitos em casa, lembre-se de orientar seus familiares para esperar o óleo esfriar para, depois, guardá-lo em uma garrafa PET, evitando descartá-lo na pia. Quando a garrafa estiver cheia, ela deve ser levada para locais que encaminham o óleo para a reciclagem.
Fique atento às pilhas e material eletrônico
A pilha do brinquedo ou do controle remoto acabou? O equipamento eletrônico não serve mais? Nunca jogue esse materiais no lixo comum, principalmente, as pilhas! Elas são tóxicas e, portanto, causam sérios danos ambientais e à saúde, quando descartadas inadequadamente. Separe esses materiais e informe-se sobre locais que os coletam para a reciclagem. Shoppings, redes de supermercado e farmácias estão na lista.
Feche a torneira
Nada de “pinga-pinga” nas torneiras da casa e, mesmo quando utilizá-la em local público, certifique-se que a deixou bem fechada, cuidando do bem comum para todos. E mais: deixe a torneira fechada na hora de escovar os dentes. “Estudos mostram que se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água”, frisa a professora Maria Goretti, articuladora do NAV.
Desligue até o stand-by da TV
Evite deixar os aparelhos eletrônicos, como TV e videogame, com aquela luzinha vermelha acesa do stand-by. Outra recomendação é retirá-los da tomada. “Manter os aparelhos plugados pode ser responsável por 10% da conta de luz”, alerta a professora Maria Goretti.
Use a luz solar
Está em casa, seja na aula on-line ou trabalhando em home office, aproveite e abuse da luz do sol. Abra as janelas, cortinas e só acenda as lâmpadas quando realmente for necessário.
Reutilize
Fique atento a reutilizar papéis como rascunho, na hora dos estudos. Já garrafas PET e rolos de papel toalha ou higiênico, entre outros materiais, podem se transformar em outros objetos e até mesmo brinquedos criativos. Estimule sua criatividade e talento artístico e ainda faça um grande bem ao Planeta.
TEMPO DA CRIAÇÃO
Os temas que alertam para a sustentabilidade do Planeta, na ótica do cuidado com a Casa Comum, fazem parte do projeto pedagógico do Vieira, que integra a Rede Jesuíta de Educação. Colaborar com o cuidado da Casa Comum frente às feridas do Planeta é uma das quatro Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus que norteiam a missão dos jesuítas pelos próximos dez anos. No caso da Semana Verde, a iniciativa alinha-se ainda à recomendação do Papa Francisco para que se intensifiquem as ações em prol do Planeta, especialmente, no período denominado de Tempo da Criação – iniciado no dia 1º de setembro e que se estende até 4 de outubro.
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica