Três alunas do Vieira são finalistas da Olimpíada Nacional de História do Brasil
Concurso teve início em setembro com cerca de 70 mil inscritos em todo o País
A equipe “As Novas Sufragistas”, integrada pelas estudantes Marianna Pessoa Aguiar, Claudia Evelyn Lopes Miralha e Anna Luiza Cardoso Santos, alunas da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira, está na final da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). A 12ª edição da competição, promovida pelo Departamento de História da Universidade de Campinas (Unicamp), em São Paulo, contou com a participação de 17,4 mil equipes de todos os estados brasileiros, reunindo cerca de 70 mil estudantes. No próximo dia 22, será realizada a cerimônia de premiação, com transmissão virtual.
“Foi nossa primeira participação na Olimpíada e estávamos muito empolgadas com essa oportunidade. Quando soubemos da classificação, a ficha começou a cair de que nossa equipe havia conseguido chegar à final. Somos muito gratas ao apoio do professor Thiago Palma e essa vitória de chegar a final, certamente, compartilhamos com ele”, disse a aluna Marianna Aguiar, em nome da equipe. O professor referido é, oficialmente, o responsável pela orientação das meninas na competição, tendo sido o primeiro a parabenizá-las pelo empenho e conquista obtida nacionalmente.
“O Vieira já garantiu, até o momento, a medalha de cristal, além de um kit para os finalistas, em virtude da sua classificação até a última fase. Todo o processo de orientação já foi realizado e todas as tarefas já foram devidamente encaminhadas. A partir de agora, estamos na torcida, em busca da medalha de ouro, prata ou bronze”, explica o professor Thiago Palma. “Até o momento, a equipe das nossas estudantes, já faz parte das 421 melhores de todo o País”, frisa.
COMO FUNCIONA
Conforme explica o site da ONHB, a participação na Olimpíada de História se dá por meio de equipes inscritas formadas por um professor da disciplina e três alunos matriculados nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio, tanto de escolas públicas quanto particulares. Excepcionalmente por conta da pandemia, este ano, foram executadas seis fases on-line, com duração de uma semana cada. As questões de múltipla escolha e demais tarefas foram realizadas pelos participantes por meio de debates com os colegas, pesquisas em livros, internet e orientação do professor.
APOIO EXTRA
“Mais uma vez, gostaria de agradecer o apoio, o empenho e, principalmente, toda a confiança depositada nesse projeto por parte de toda a comunidade vieirense”, disse o professor Thiago Palma, que ressaltou agradecimentos especiais às coordenações pedagógicas das séries e, também, ao Departamento de História, além de todo o Conselho Diretivo do Colégio, “em especial, à professora Ana Paula Marques (diretora acadêmica) que, mesmo diante de todo o processo pandêmico, esteve sempre à disposição para ajudar na resolução das dificuldades encontradas durante as árduas fases da ONHB”, como frisou. Ele destacou ainda a participação da colega professora de Redação, Bruna Guimarães, que “foi de fundamental importância no processo de orientação para a construção das crônicas, como também correção e revisão dos textos produzidos pelas estudantes na fase semifinal”.
Fotos: acervos pessoais
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica