Vieira ressignifica aprendizagem e discute Covid-19 em atividade pedagógica
Alunos do 5º ano EF realizaram entrevistas coletivas virtuais com profissionais da área de saúde
Mais do que enfrentar os desafios da pandemia e, rapidamente, ter ressignificado as possibilidades de qualidade de aprendizagem para o ambiente remoto, o Colégio Antônio Vieira ainda tem estimulado os alunos a compreenderem o momento histórico e desafiador para a sociedade mundial neste ano de 2020. No caso dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental (EF), por exemplo, o tema Covid-19 passou a integrar o conteúdo das aulas de Língua Portuguesa, como parte das práticas acerca do gênero textual Entrevista. Eles realizaram entrevistas coletivas, por videoconferência, com a participação de pais, mães e responsáveis que atuam como profissionais de saúde, muitos na linha de frente do combate à nova doença.
Na culminância do projeto pedagógico, os alunos fizeram a produção textual, a partir da prática acerca de um assunto que também pontua as principais entrevistas publicadas na imprensa em geral e especializada. Todo o processo de aprendizagem foi conduzido pelas professoras de Língua Portuguesa da série: Viviane Virgens, Rita Correia e Durvalina Brito. “Além de termos trabalhado o gênero textual, não só na elaboração de perguntas, mas também na transcrição e composição do texto de apresentação do entrevistado, discutimos também noções sobre ética quanto ao cuidado em ser fiel ao que o entrevistado está respondendo”, explica a professora Viviane Virgens.
“Amei ter participado. O entusiasmo deles como entrevistadores foi surpreendente e gratificante, revelando o quanto esses métodos interativos são muito bons, ainda mais neste período de pandemia”, conta a médica Tatiane Camurugy, mãe da aluna Mariane. “Uma Iniciativa excelente, em que os estudantes, além de obterem um maior conhecimento sobre a Covid-19, tema tão atual e que mudou tanto a vida deles, puderem aprender a realizar o texto da entrevista de maneira dinâmica”, completa a médica que acredita que “fica muito mais fácil aprender assim”.
Para a coordenadora pedagógica da série, professora Maria Cristina Almeida, foi “uma experiência cheia de significado para os alunos, que responderam muito positivamente com uma grande e amadurecida participação, apresentando pontos de vista e interagindo com os entrevistados”, como ressalta. “Um momento de grande interação e aprendizagem”, conclui.
Fotos: Secom Vieira e acervos pessoais
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica