Diversidade é tema de roda de conversa virtual com autora do livro “Todo Mundo é Misturado”
Escritora Beth Cardoso participou de projeto interdisciplinar com turmas do 6º ano EF
Pablo, o novo colega de classe de Júlia, é boliviano. Curiosa, ela logo quer saber mais sobre ele, mas seus colegas de classe não têm uma opinião tão favorável sobre o aluno novo que veio de longe. Uma série de mal-entendidos e palavras trocadas em português e espanhol armam um cenário nada amigável para Pablo, levando Júlia a tentar ajudar o novo amigo e fazer todos entenderem que, no fundo, somos todos misturados. O enredo do livro “Todo Mundo é Misturado”, apresentado pela editora Escarlate, é o pano de fundo usado pela autora Beth Cardoso para levar crianças e jovens a refletir sobre diversidade cultural, por meio da leitura. O tema dominou a roda de conversa virtual promovida entre a escritora e alunos do 6º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira, como parte das atividades pedagógicas para a série.
O encontro com a escritora se deu em dois momentos: com as turmas do vespertino e do matutino. Nesses diálogos, a escritora Beth Cardoso, que também é professora, ainda explicou todo o processo de escrita da obra, desde as pesquisas iniciais até o momento do envio para a editora. Houve também oportunidade de alguns estudantes esclarecerem dúvidas e perguntarem sobre curiosidades que tiveram durante a leitura. Eles ainda debateram com a escritora o tema bullying, assunto também tratado em outras ações que integram o projeto interdisciplinar de Língua Portuguesa, Redação, Ensino Religioso e História.
A leitura de outras duas obras literárias também integrou o projeto interdisciplinar: “Andira”, de Rachel de Queiroz, e “Eu sou uma noz”, de Beatriz Osés. “Foi mais um momento de muita interação e participação dos estudantes, uma vez que os meninos e as meninas ficaram encantados com o livro de Beth Cardoso. Agradecemos a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para que o momento acontecesse”, diz a professora Yeda Neves, de Língua Portuguesa. Já a coordenadora pedagógica da série, professora Mariângela Rosier, enfatiza a importância da discussão dos temas “para valorizar a diversidade no processo de formação integral dos alunos e alunas, tendo em vista a construção de um mundo mais justo, ético e democrático”.
Fotos: Secom CAV e acervo pessoal
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica