Alunos da 3ª série EM participam de ciclo de palestras motivacionais
Mestre em Ciência da Informação, o professor Paulo Sérgio Costa, da UniRuy/Área 1, foi o primeiro convidado especial da série
A pandemia pegou, literalmente, todo o mundo de surpresa e o melhor a fazer agora, além de seguir à risca as normas de saúde e segurança, é buscar aprimorar ou desenvolver habilidades para lidar com a nova realidade que ela impõe ao presente e ao futuro. Esta foi a tônica da explanação do professor Paulo Sérgio Costa, da UniRuy/Área – primeiro convidado especial da série de palestras motivacionais destinada aos alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira. O evento integra programação já anualmente realizada pela equipe pedagógica.
“Entendemos que é um momento especial, marcado por muitas expectativas para os nossos jovens alunos que já começam a trilhar planos de carreira profissional só que, desta vez, em meio a um cenário atípico de uma pandemia, o que torna o nosso ciclo de palestras ainda mais significativo no contexto atual”, explica a coordenadora pedagógica da 3ª série EM do Vieira, professora Cristina Cardoso. Ela ressalta que as palestras já faziam parte das ações de apoio aos estudantes que, assim que ingressam no Ensino Médio, passam a contar na escola com os serviços de orientação Educacional (SOE) e Religiosa e Pastoral (Sorpa) para a reflexão e construção de seus projetos de vida.
DESCOBERTAS E TRANSFORMAÇÕES
Na palestra de abertura da série, realizada na última terça-feira (2), o Prof. Paulo Sérgio Costa destacou a importância de estar atento às descobertas e transformações que surgem no processo de definição da carreira. Mestre em Ciências da Informação e coordenador dos cursos de Engenharia Civil e Computação na UniRuy e Área 1, ele frisou como o desenvolvimento de habilidades, inclusive em cenário adverso, pode contribuir para os avanços no perfil de uma geração que se acostumou a ter total autonomia, até mesmo pelo uso diário de aplicativos e outros recursos tecnológicos – agora potencializados ou ressignificados também pelo contexto pandêmico.
“Está todo mundo acostumado a acionar tudo com um clic ou toque na tela, mas a pandemia nos fez parar um pouco nesse nosso agito diário. Não é, entretanto, hora para o autoboicote ou mesmo para procrastinar decisões. Ainda que, em algum momento, você perceba que está tudo dando errado, descubra mecanismos que te façam relaxar e, acima de tudo, retomar o foco, buscando estar apto para fazer o que lhe realiza, sem necessariamente ter que seguir uma tendência”, recomendou o mestre.
Ao final, a apresentação, que teve como tema “Desafios e Diversidades”, foi elogiada pelos alunos que interagiram com o palestrante, falando sobre suas aspirações e eventuais inquietações. A psicóloga Mara Raquel Valverde, orientadora educacional da série, também gostou. “Foi uma abordagem bem apropriada para os nossos alunos do Vieira que têm, especialmente, um traço comum: a perseverança”, concluiu.
Fotos: Acervos pessoais e Secom Vieira
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica