Jornalista Mira Silva faz palestra para colaboradoras do Vieira
Evento integrou ações para reflexão sobre marco histórico do Dia Internacional da Mulher
“Ser mulher, especialmente no Brasil, continua ainda sendo um desafio muito grande, sacrificante mesmo, exigindo de nós que estejamos sempre atentas, vigilantes, pois somos, muitas vezes, vítimas no dia a dia de um preconceito muito sutil. O mais importante é que estejamos conscientes do quanto somos importantíssimas onde quer que estejamos”. As palavras da premiada jornalista Mira Silva resumem a palestra de tema “Desafios e Conquistas”, proferida nesta segunda-feira (8), por videoconferência, para as colaboradoras do Colégio Antônio Vieira, como parte das ações voltadas para reflexão, por conta da passagem do Dia Internacional da Mulher.
Mira, que atualmente é diretora de programas de TV, abriu a palestra, contando um pouco da sua trajetória pessoal e profissional, bem como da construção de sua consciência crítica. Neste sentido, a jornalista destacou a importância da formação escolar para a conquista, ano a ano, de novos avanços pela sociedade.
“Não foi à toa que escolhi o Vieira para ser a escola do meu filho (hoje já ex-aluno), justamente por conta de uma educação que traz sempre esse olhar de amor e valorização da igualdade, da irmandade. Por isso, sinto-me feliz por voltar a esta Casa para discutirmos o marco que esta data representa, no dia a dia, para todas nós, mulheres”, disse. Ela fez também uma breve apresentação dos aspectos históricos sobre a luta por direitos que envolvem o Dia Internacional da Mulher.
“É um dia de pensarmos em nossa trajetória, de que precisamos estar juntas, com sororidade, buscando oportunidades para que avancemos e conquistemos ainda mais respeito atualmente, assim como para as novas gerações de mulheres que virão a partir de nós”, afirmou, completando: “Apesar de termos lutado tanto, ainda estamos em um lugar de desvantagem e precisamos ser fortes e guerreiras”.
GESTANDO UM NOVO MUNDO
A palestrante exibiu um vídeo ilustrativo de suas palavras e encerrou a apresentação, convocando as participantes para manter o ânimo renovado. “Não podemos desanimar, já que temos cada vez mais consciência crítica de nossas competências e o quanto podemos contribuir para uma sociedade melhor. É preciso ter orgulho de ser mulher, pois cabe a nós gestar o mundo, buscando atuar e lutar, se for preciso, para que ele seja cada vez melhor”, concluiu.
Na oportunidade, a diretora geral do Vieira, professora Mariângela Risério, destacou os desafios enfrentados pela mulher ao longo da história, agradecendo, em nome da instituição, pela participação da palestrante. A importância da sororidade e de outros temas tratados pela jornalista Mira Silva também foi destacada pela orientadora educacional Camila Portugal. O momento de oração ficou por conta do coordenador do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa), João Ramiro, que pediu a Maria, mãe de Jesus, para abençoar as mulheres, sobretudo, nos tempos atuais de tantos desafios para a humanidade.
Fotos: GP/CAV
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica