Santuário Nossa Senhora de Fátima ganha imagem de Santo Inácio de Loyola
Escultura será entronizada neste sábado (22) em missa especial de abertura do Ano Inaciano no Vieira
As instituições jesuítas em todo o mundo, a exemplo do Colégio Antônio Vieira, iniciaram oficialmente na última quinta-feira (20) as celebrações pelos 500 anos de conversão de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. Uma programação especial foi organizada para o chamado Ano Inaciano e estende-se até o dia 31 de julho de 2022. No Vieira, um dos marcos desta primeira fase das atividades celebrativas será a entronização da imagem de Santo Inácio no santuário do Colégio, na missa de abertura do Ano Inaciano a ser realizada neste sábado (22).
Para marcar o momento ímpar para a toda a comunidade educativa, o Vieira encomendou a imagem ao santeiro Rosalvo Santana, escultor de Maragogipinho, um dos principais polos ceramistas da Bahia. Na missa, a escultura será abençoada. “A imagem ficará no santuário no mesmo lado onde fica a de Nossa Senhora de Fátima, padroeira do Colégio”, ressalta o professor João Ramiro, coordenador do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa).
A celebração será presidida pelo padre Emmanuel Araújo, SJ, assistente espiritual do Vieira e reitor do santuário. Na última quinta-feira (20), ele proferiu uma mensagem, divulgada no site e redes sociais do Colégio, ressaltando a história e as lições de espiritualidade dos 500 anos de conversão de Santo Inácio de Loyola.
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica