Projeto pedagógico do Vieira para crianças alinha-se aos propósitos da 12ª Semana Mundial do Brincar
Ao valorizar a cultura da infância, Colégio também estimula a brincadeira como forma de amenizar tensões em tempos de pandemia
A valorização da cultura da infância é um dos pilares do projeto pedagógico do Colégio Antônio Vieira, sobretudo para as séries do Ensino Fundamental. Em tempos de pandemia, o Colégio tem usado o recurso da ludicidade em suas atividades, além de incentivar e alertar alunos e famílias para a importância do brincar.
Mestre em Arte, Educação e Cultura, a professora Sálua Chequer, que é coordenadora de projetos culturais no Vieira, diz que os dias atuais de pandemia a remetem ao filme A Vida é Bela (Roberto Benigni, 1988), que conta a história de um pai judeu que estimula o recurso da ludicidade junto ao filho, para amenizar a dura realidade em um campo de concentração nazista. “É um exemplo que destaca o quanto as crianças têm essa capacidade de se transportar por meio da imaginação, tornando o brincar essencial atualmente nas suas várias vertentes – e não necessariamente com um brinquedo – pelo que a brincadeira representa para a leveza da alma, de entrega à infância e ao momento de diversão”.
A professora alerta para que os adultos não tentem impor formas de brincar às crianças, como quando era na sua geração por exemplo, mas que permitam a elas conduzir as brincadeiras, por meio da imaginação e percepções próprias. “A infância é um território sagrado em que o ideal é que seja possível ‘criançar’ sempre. É muito importante, portanto, incentivar a brincadeira e respeitar a autonomia da criança, permitindo a ela conduzir com leveza até mesmo a situação tão tensa como a atual, em que é preciso lidar com restrições inéditas, inclusive em relação a contatos com familiares e amigos. Assim, brincadeira chega para elevar a alma da criança em tempos tão difíceis”.
CURRÍCULO VIVO
A diretora geral do Colégio Antônio Vieira, professora Mariângela Risério, ressalta que a brincadeira é considerada no Colégio como parte de um currículo vivo que integra as múltiplas potencialidades de aprendizagem na infância, sendo sempre estimulada nos espaços físicos da escola, agora seguindo protocolos de segurança no modelo híbrido, ou mesmo quando os alunos estão em casa. “Aqui no Vieira, desde o 1º ano EF, buscamos desfazer aquela ideia de que brincar é coisa apenas da Educação Infantil e que ao chegar ao Ensino Fundamental a coisa passa a ser séria. Isso é um equívoco: a ludicidade, na verdade, faz parte da vida”, frisa a educadora.
SEMANA DO BRINCAR
O Colégio Antônio Vieira é uma das instituições que se engajam nos propósitos previstos para a 12ª edição da Semana Mundial do Brincar, uma iniciativa do Movimento Aliança Pela Infância que conta com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc) em todo o País. O evento foi aberto no último sábado (22) e segue até domingo (30) com a proposta de, “neste momento de pandemia, fortalecer o brincar infantil, especialmente a atividade lúdica que expressa às necessidades de proteção e acolhimento das crianças”, como destaca o site oficial do Sesc.
O tema do evento este ano são as “Casinhas das Infâncias” e se refere às brincadeiras de faz de conta que envolvem o castelo de areia, a barraca da caixa de papelão, a cabana de lençol, a casa na árvore, entre outras, que acontecem nos mais diversos espaços em que as crianças se sentem livres para brincar, usando a imaginação. Uma programação especial, com vídeos, fotos, textos, que estimula as crianças na construção das casinhas e orientam pais e responsáveis sobre a importância da autonomia delas no ato do brincar pode ser encontrada nos canais do Sesc (site e canais no YouTube, Instagram, entre outros).
A professora Sálua Chequer gostou do tema escolhido para a edição deste ano. Ela enfatiza que “a casinha da brincadeira” é realmente muito significativa para a infância. “É lar, é morada, onde a criança se sente acolhida, onde se tem a família. Quando se faz a casinha, reproduz-se uma miniatura, geralmente com um vãozinho muito frágil, feito de lençol ou debaixo da mesa, mas que, na imaginação, pode ter as dimensões e cômodos que a criança quiser, onde ela se sente segura, em um mundo dela de acolhimento, onde ela usa todos os espaços imaginários e recebe até visitas. Então, é um lugar acolhedor, que remete segurança e proteção, por isso, esse desejo de ter sua casinha, seu canto de brincar, tão pequena quanto ela, mas tão enorme quanto sua imaginação”, diz.
SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 2021 – AS CASINHAS DAS INFÂNCIAS
22 a 30 de Maio | Gratuito
Conteúdos em vídeo e encontro virtual para toda família
Instagram – @sescba
Facebook – facebook.com/sescbahia
www.youtube.com/SescBahiaOficial
Fotos: Secom/CAV (registros feitos antes da pandemia).
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