Menu
Logo do site
Logo do site
27.05.21

JIP contribui com escolha de carreira e projeto de vida de estudantes que se preparam para Enem e vestibulares

Iniciativa do Vieira, com participação de profissionais de diversas áreas, é um diferencial para alunos da 3ª série do Ensino Médio

JIP contribui com escolha de carreira e projeto de vida de estudantes que se preparam para Enem e vestibulares

Incluir, verdadeiramente, vida humana na carreira profissional, buscando o sentido de identificar, de fato, para que e para quem serve a profissão escolhida – considerando sempre as realidades e perspectivas das gerações atual e futura. Essa foi a tônica da palestra do psicólogo e mestre em Educação, professor Wilson Sampaio, na quarta-feira (26), na abertura da edição 2021 da Jornada de Informação Profissional (JIP). O evento é promovido, anualmente, pelo Colégio Antônio Vieira para os alunos da 3ª série do Ensino Médio, abrangendo uma série de apresentações de profissionais que atuam nas mais diversas áreas, com o objetivo de contribuir com os estudantes nas reflexões e definições sobre a carreira profissional que pretendem seguir.

“Essa ideia muito difundida de que o sucesso profissional só depende de você, e que nada e nem ninguém podem impedir a realização de seus sonhos, pode se tornar algo frustrante e que só gera ansiedade. Na prática, você percebe que nem tudo está sob seu controle ou que nem sempre se dá da forma planejada, tornando-se imprescindível também considerar o aspecto humano, incluindo as diversidades em geral que envolvem, historicamente, a sociedade”, disse o professor Wilson Sampaio, que coordena o curso de Psicologia na Universidade Salvador (Unifacs). “São questões que vão afetar o dia a dia do mundo do trabalho e dos negócios e, até por isso, é sempre importante levar em conta, em seus planos, o tempo atual, as pessoas envolvidas e que serão afetadas pela sua profissão, assim como suas potencialidades e limites”, completou.

Psicólogo e mestre em Educação, o professor Wilson Sampaio fez a palestra de abertura do evento

VIDA COM PROPÓSITO

Antes da palestra de abertura do evento — que, por conta da pandemia, pela segunda vez foi realizada em modelo remoto – , a diretora geral do Vieira, professora Mariângela Risério, deu as boas-vindas aos participantes. No discurso, ela fez referência ao Ano Inaciano, destacando “a importância de mirar no exemplo de Santo Inácio para buscar uma vida com propósito, independentemente da profissão escolhida”. A diretora acadêmica, professora Ana Paula Marques, lembrou que, no Vieira, os estudantes passam a ter, desde o 9º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, um apoio especial para começar a projetar planos para o futuro. É o Projeto de Vida, coordenado pelas equipes dos serviços de Orientação Educacional (SOE) e de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa), contando com o apoio do Setor Pedagógico (Secop).

A coordenadora pedagógica da série, professora Cristina Cardoso; a orientadora educacional, a psicóloga Mara Raquel Valverde; o pastoralista Antônio Diniz e o gestor de Tecnologias de Informação e Educação do Vieira, Anderson Rafael Souza, também participaram do momento de abertura da JIP 2021. A equipe, organizadora do evento, foi parabenizada pelas diretoras. Os alunos também revelaram o quanto aprovam a proposta da Jornada de Informação Profissional.


OBTENDO RESPOSTAS

A estudante Luiza Auzubel assistiu atenta às palestras: “Não posso dizer que já tenho uma profissão específica em mente, mas já consegui colocar algumas ideias na mesa para decidi minha área de interesse. Ainda assim, a falta de certeza é uma fator que incomoda, mas acredito que a JIP irá influenciar, positivamente, em minhas opções, seja me dando segurança de que quero tal curso ou mesmo de que outro curso não é o ideal para mim”, declarou.

Já o aluno Diogo Maluf destacou a importância do Colégio contar com um projeto como a JIP para as turmas que estão em conclusão do Ensino Médio. “É um ano em que nos questionamos ainda mais sobre o que queremos ser e, nem sempre, obtemos respostas para todas as perguntas que nos fazemos. Então, toda essa base, esse apoio, que o Vieira dá ao aluno, inclusive, apresentando o cenário de diversas profissões, é algo muito bom para ampliar nossos horizontes, a partir da exposição pelos profissionais sobre as diversas perspectivas de cada formação”, disse. “Outro fator favorável é que, diante de um momento de tantas incertezas, a JIP também acaba nos tranquilizando quanto aos rumos das profissões em meio a contexto pandêmico”, ressaltou.

“A JIP é uma forma de ajudar muito os estudantes do ‘Terceirão’ porque eles sofrem muita pressão sobre o que pretendem fazer profissionalmente. O evento permite esclarecer dúvidas dos alunos que não têm um ideal formado ou até mesmo os que já se definiram, a partir do exemplo daquele profissional. Isto porque não basta apenas definir por definir: é preciso realmente se identificar, fazer o que se gosta e deixa feliz, a partir de uma atividade que vá render ótimos frutos em todos os sentidos”, afirmou a aluna Cecília Matos. Ela aprovou gostou da ideia da JIP 2021 ser realizada em duas etapas, com a primeira logo no primeiro semestre, “o que já contribui para reduzir a ansiedade dos estudantes e ter uma certa noção”.


Os estudantes Cecília Matos e Diogo Maluf também acompanharam, atentos, as palestras.

Após promover pesquisa com alunos sobre as profissões que eles tinham maior interesse, foram realizadas palestras sobre:

· Medicina – com o palestrante Marcelo Lopes, médico (Ufba), doutor em Medicina e Saúde pela Universidade de Michigan (EUA).

· Tecnologia da Informação: Ciências da Computação, Sistema de Informação e Engenharia da Computação – com Paulo Nunes, mestre em Ciências da Informação pela Ufba e coordenador do curso de Engenharia Civil na UniRuy.

· Engenharias: Civil, Produção, Mecânica, Elétrica, Controle de Automação, Sanitária e Ambiental – com Vítor Andrade – mestre em Engenharia Industrial, doutorando na Ufba e professor na UniRuy.

· Psicologia – com Caio Teles, psicólogo clínico, terapeuta cognitivo-comportamental, mestrando em Educação e Tecnologias.

· Biomedicina – com Caique Antunis, mestre em Epidemiologia Molecular e Medicina Investigativa, professor da Unifacs.

· Administração – com Luciana Buck, graduada pela Ufba, mestra em Administração Estratégica (Unifacs) com mérito acadêmico pela IBS.

· Direito – com Diogo Guanabara, mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra, professor da Uneb e Faculdade Baiana de Direito. Coordenador da Pós-graduação em Direito Digital da Faculdade Baiana de Direito.

· Nutrição – com Mariana Rios, nutricionista clínica, hipnoterapeuta, graduanda em Fitoterapia.

· Arquitetura e Urbanismo –  com Fernanda Sales, doutoranda (Ufba) e professora da UniRuy.

· Medicina Veterinária – com Tasio Lessa, graduado pela Ufba, mestre em Saúde Coletiva e coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unifacs.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo