Menu
Logo do site
Logo do site
07.06.21

Assistência espiritual do Vieira conta agora também com Padre Cleber, SJ

Jesuíta paranaense chega à comunidade escolar para contribuir com ações e projetos do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral​

Assistência espiritual do Vieira conta agora também com Padre Cleber, SJ

As ações de assistência espiritual à comunidade educativa do Colégio Antônio Vieira contam agora com dois padres: Pe. Emmanuel Araújo, SJ, que já acumula a função com a de reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima, atuando também no Conselho Diretivo da escola; e, agora também, com o Pe. Cleber Gonçalves, SJ. O novo padre passa, assim, a integrar a equipe do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa) do Vieira.

Natural do Paraná, Pe. Cleber, SJ, estava em Roma, na Itália, onde realizou os estudos de mestrado e doutorado em Teologia Espiritual, na Universidade Gregoriana, entre 2014 e 2019. No ano passado, ele voltou ao Brasil para atuar como vigário na Paróquia São Luís Gonzaga, em São Paulo, capital, onde estava até então.

Há menos de um mês no Vieira, o padre diz que espera “contribuir no enriquecimento e aprimoramento espiritual da comunidade soteropolitana que participa do espaço educativo do Colégio”, como frisou. “Tenho a expectativa de poder ser um colaborador nessa obra centenária da Companhia de Jesus, em um trabalho em rede com outros que aqui já, de forma tão competente, exercem diversas atividades”, declarou.

Ao chegar na comunidade em meio às restrições de uma pandemia, mas, por outro lado, também em um momento muito especial para a Companhia de Jesus (os 500 anos da conversão de Santo Inácio), o Pe. Cleber, SJ, divulgou uma mensagem de fé e esperança aos vieirenses. Veja e reflita!   

UM NOVO OLHAR

“Vivemos em tempos muito desafiadores. Um tempo de crise, de fato. Mas, não apenas uma crise sanitária. Constatamos uma crise social, cultural, ética, enfim, um período em que nossos valores são postos em xeque. Deveríamos ter a capacidade de tornar esse tempo, um momento para nosso crescimento humano, e, enquanto cristãos, uma chance para nosso crescimento espiritual. Contudo, às vezes somos abatidos pelo desânimo, pela falta de fé em Deus e nos seres humanos, pela falta de esperança.

Não obstante tudo isso, nossa índole cristã está fundamentada na pessoa de Jesus Cristo Ressuscitado. Ele, o portador da paz e da esperança, prometeu que “estaria conosco sempre” (Mateus 28,20). Por isso, devemos pôr nossa confiança n’Ele e depositar n’Ele nossa esperança.

Papa Francisco tem dito que se soubermos aproveitar esse tempo de pandemia, de crise, poderemos nos tornar uma humanidade mais fraterna. No entanto, compete a nós, enquanto sociedade, enquanto comunidade, tirar proveito de forma positiva desse tempo. Algumas perguntas deveriam constar em nossas reflexões pessoais: “Quais valores norteiam minha vida?”; “Qual o sentido da vida para mim?”; “Dou valor às pequenas coisas, aos pequenos gestos?”; “Tenho procurado servir a humanidade, no microcosmo que vivo?”; “Procuro vantagens pessoais na convivência com os demais?” etc.

Enfim, muitos dizem que Deus está ausente nesse momento… Não, Deus está presente sempre! Aliás, Deus está onde eu o coloco em minha vida: se eu o colocar ao centro, ali estará; na periferia de minha existência, ali estará. Que sejamos capazes de ver o mundo e as pessoas com um novo olhar, ou melhor, “ver novas todas as coisas em Cristo”, como nos afirma o tema do Ano Inaciano, no qual celebramos os 500 anos da conversão de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus.”

Pe. Cleber Gonçalves, SJ

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo