Aluna do Vieira reúne cerca de 8 mil seguidores em perfil com dicas de estudos para Enem
Mesmo em meio aos desafios de uma pandemia, estudante da 3ª série EM busca motivar outros jovens na rotina de preparação para o exame
Ciente de que conta com uma estrutura diferenciada oferecida pelo Colégio Antônio Vieira para poder se preparar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares de faculdades de todo o País, a estudante Cecília Castro (foto) resolveu compartilhar com outros jovens dicas de estudo e motivação. Atualmente, com apenas 17 anos e cursando a 3ª série do Ensino Médio, a aluna vieirense criou, há pouco mais de um ano, um perfil no Instagram específico para esse fim. Trata-se de um studygram (@studyvibesz), que já reúne hoje quase 8 mil seguidores.
A ideia de criar um perfil para ajudar outros estudantes surgiu em março do ano passado, pouco antes da pandemia. “Estava estudando com uma amiga em casa, quando pensamos em criar uma conta de estudos para divulgar nossas estratégias para obtenção de bons resultados nas provas, mas ela acabou não podendo seguir com a previsão de postagens e resolvi continuar com a proposta, sobretudo, após o novo contexto que exigia uma motivação ainda maior dos estudantes em geral”, conta Cecília.
MOTIVAÇÃO E PRÁTICA
Hoje não só estudantes em preparação para Enem e vestibulares, mas até profissionais liberais já em atuação no mercado e microempresários seguem o perfil, acompanhando a “vibe” positiva do @studyvibesz, por conta das dicas motivacionais que trazem resultados na produtividade seja nos estudos ou nas carreiras. “Busco divulgar dicas, de forma leve, que ensinem, por exemplo, como se planejar, aproveitar melhor o tempo e as oportunidades, desenvolver metas que realmente possam ser alcançadas, evitar a autocobrança excessiva, entre outras”, conta a estudante que pretende cursar Medicina.
Em relação aos estudos especificamente, as dicas de Cecília visam valorizar, por exemplo, a prática de exercícios. “Muitos se enganam achando que estudar é só ver a aula e fazer resumos ou mapas mentais, esquecendo-se de colocar em prática os conhecimentos aprendidos, testando-se sempre com muitos exercícios”, diz a jovem.
PLANEJAMENTO E FOCO
De modo geral, Cecília deixa uma dica para os estudantes, diante de tantos novos desafios: “Não se cobre tanto, entenda quais são seus limites e avance sempre observando onde você consegue e pode ir. Ninguém é um robô para estudar 24 horas por dia, mas é preciso mesmo ter consciência de que é preciso dedicar tempo para a preparação, mas de forma planejada, prevendo horas de descanso e descontração”.
Em relação ao uso frequente da internet pelos adolescentes, a estudante lembra que é importante não esquecer do foco nos estudos e evitar a comparação com o que é mostrado nas redes sociais, por exemplo: “É preciso se concentrar em suas metas e curtir a internet até, mas sempre sabendo que ali estão muitas ‘falsas vidas’ que são uma armadilha para seus objetivos reais”, alertando também para o uso exagerado e nocivo do celular. “Pode ser um grande amigo, um aliado inseparável mesmo, mas que deve ser usado de forma consciente, responsável e planejada”.
Entende agora porque o studygram da aluna do Vieira já tem tantos seguidores?
Siga você também: @studyvibesz
Imagens: Secom/CAV e Studyvibesz
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica