No Mês da Família, Vieira reafirma importância da parceria com a escola
Colégio homenageia instituição familiar e agradece pelas manifestações de carinho mesmo em meio a tempos tão desafiadores
No mês dedicado pela Igreja Católica às famílias e às vocações, o Colégio Antônio Vieira reafirma seu compromisso de valorização da instituição familiar como primeira e essencial educadora das crianças e jovens, conforme destaca o Papa Francisco em sua proposta por um Pacto Educativo Global. Além da questão ser tratada pela equipe de pastoralistas junto aos estudantes e colaboradores, o Colégio também promove, tradicionalmente neste mês, uma série de reuniões entre a equipe pedagógica e os pais/responsáveis, fortalecendo o diálogo entre a família e a escola para o aprimoramento constante da qualidade da aprendizagem dos alunos.
Uma parceria que o Colégio agradece e enaltece dia a dia e cuja importância também vem sendo reconhecida e expressa em depoimentos que emocionam a comunidade educativa ao longo de 110 anos de história. Uma experiência que se consolida, ano a ano, justamente pelo fato do Vieira estar sempre se ressignificando para atender as crianças e jovens do tempo presente. É o que assinala, por exemplo, o juiz do Trabalho Rogério Rossi, pai e ex-aluno vieirense, em artigo publicado na edição deste ano da Revista Vieirense. Na foto, ele está ao lado da mulher, Larissa, e dos filhos Lara e João Lucas, representando todas e tão queridas famílias vieirenses.
CONEXÃO FAMÍLIA E ESCOLA
Somos pais de dois estudantes, hoje na 2ª série do Ensino Médio e no 7º ano do Ensino Fundamental. A história de nossos filhos com o Colégio Antônio Vieira foi iniciada com aquele momento comum a todos os pais: a definição da escola das crianças. Nossa escolha recaiu, para a nossa felicidade, sobre oVieira, mas não poderíamos imaginar quanta emoção e surpresa essa decisão nos reservaria no caminho, reforçando uma identidade especial com a instituição que, em verdade, sempre tivemos. (…)
No nosso caso, em especial, o CAV é também uma referência familiar. São três gerações que passaram pelas suas salas de aula. Meu pai e tios; eu, meu irmão e primos. Da mesma maneira, o pai de minha esposa, seus primos e, agora, nossos filhos. Agora, também com um olhar de pai e mãe, percebemos que o Vieira se modernizou, mantendo a excelência no ensino, sem, contudo, perder sua principal característica, que, a nosso ver, é a formação humana, os valores. (…) E, mesmo diante de imprevistos e eventuais dificuldades, o Colégio esteve pronto para oferecer soluções e ajudar alunos e pais, acolhendo suas angústias.
Por tudo isso, acreditamos no Colégio Antônio Vieira, valendo lembrar o ensinamento deixado por Madre Teresa de Calcutá ao comparar os filhos com as águias: “Ensinarás a voar, mas não voarão o teu voo. Ensinarás a sonhar, mas não sonharão o teu sonho. Ensinarás a viver, mas não viverão a tua vida. Porém… em cada voo, em cada vida, em cada sonho, permanecerá sempre a marca do caminho ensinado”.
Clique abaixo e confira a íntegra do depoimento!
Aproveite e reveja também as reportagens especiais da Revista Vieirense 2021.
Foto: Acervo pessoal
Leia também
-
04.02.25
Vieira reinaugura Passarela das Artes com exposição que celebra 50 anos de carreira de Bel Borba, ex-aluno ilustre do colégio
Artista plástico, que atualmente é pai vieirense, destacou caráter afetivo da mostra
- 22.01.25 Vieira promove primeiras reuniões de pais e educadores de 2025. Veja a programação por série!
-
17.01.25
Saiba tudo sobre a volta às aulas no Vieira
Tire aqui suas dúvidas e comece bem o ano letivo de 2025
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+