Menu
Logo do site
Logo do site
27.08.21

Em atividade escolar, estudantes entrevistam psicólogos sobre saúde mental na pandemia

Questões do contexto atual são trabalhadas em sala de aula para consolidar a aprendizagem e orientar os alunos

Em atividade escolar, estudantes entrevistam psicólogos sobre saúde mental na pandemia

A partir de um projeto pedagógico que é sempre ressignificado para o tempo presente, a aprendizagem de Língua Portuguesa sobre o gênero textual “Entrevista” ganhou um estímulo a mais para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira. Eles tiveram a oportunidade de entrevistar psicólogos sobre um tema que se tornou pauta em todo o mundo ultimamente: as consequências da pandemia na saúde mental das pessoas. Neste 27 de agosto, Dia do Psicólogo, a atividade realizada na segunda unidade ganha ainda mais destaque, numa homenagem também do Vieira ao importante papel dos profissionais que atuam na área, sobretudo, nos dias atuais, tão desafiadores para toda a humanidade.

Como parte das normas do protocolo de biossegurança do colégio, as entrevistas foram realizadas virtualmente. Os profissionais, sendo um participante por turma, foram selecionados pelos próprios estudantes – geralmente, pais, mães e outros responsáveis ou amigos da família que exercem a profissão. 

“Essa foi mais uma iniciativa das professoras de Língua Portuguesa, Rita Correia e Viviane Virgens, que utilizaram este recurso para desenvolver o gênero textual trabalhado pela série na segunda unidade, contribuindo também para a oralidade, potencialização da competência escritora e desenvolvimento da criticidade do nosso aluno diante dos acontecimentos do cotidiano”, explica a coordenadora pedagógica do 5º ano EF, professora Maria Cristina Almeida. “Após trabalharmos o gênero Entrevista em sala, a gente pensou em um momento para que os alunos vivenciassem e percebessem, na prática, qual era o processo de uma entrevista; depois, eles redigiram um texto de abertura, seguindo os padrões do gênero e selecionando as informações principais divulgadas pelos entrevistados”, conta a professora Rita Correia.

As professoras Rita Correia e Viviane Virgens idealizaram a atividade, contando com o apoio da coordenadora pedagógica Maria Cristina Almeida

DICAS

“Os psicólogos entrevistados desenvolveram um trabalho muito cuidadoso, procurando esclarecer as dúvidas dos alunos, orientá-los, sempre respeitando o perfil e faixa etária da série”, ressalta a coordenadora pedagógica, agradecendo a todos os profissionais que se dispuseram a participar da atividade voltada para também estimular o protagonismo do estudante. Os profissionais responderam questões formuladas pelos alunos sobre o cotidiano da profissão, aumento da procura pelos serviços em tempos de pandemia, importância do acompanhamento especializado e até deram dicas para que as crianças e famílias também evitem as consequências da pandemia na saúde mental. Veja algumas!

  • Usar a tecnologia a seu favor e sem exageros;
  • “Filtrar” as informações divulgadas na internet;
  • Reservar horários para o lazer com segurança e criatividade;
  • Criar uma rotina que considere o lado emocional;
  • Ampliar e demonstrar mais as relações de carinho e cuidado na família;
  • Recorrer às memórias afetivas usando também vídeos e fotos antigas;
  • E aquela que os alunos mais gostaram: se permitir brincar, seja adulto ou criança!     

APRENDIZAGEM E REFLEXÕES

A psicóloga Nádia Monteiro, que atua como orientadora educacional do 7º ano EF no Vieira, foi uma das profissionais entrevistadas. “Recebi com muita alegria o convite para ser entrevistada pelos alunos do 5º ano. Além da oportunidade de falar sobre o cuidado emocional e o diálogo com a família em meio aos sentimentos que surgem durante a pandemia, pude perceber a desenvoltura da turma no gênero ‘Entrevista’ e fiquei muito feliz com essa experiência”, diz.

“Foi importante saber o quanto a pandemia pode também afetar o lado psicológico das pessoas – e não apenas a questão só da doença mesmo da covid. Eu mesmo notei o quanto a falta de convivência com amigos estava me afetando e, muitas vezes, minha vontade era de ficar o tempo todo no celular, em um comportamento que a gente acaba nem percebendo quando passa a ser feito de forma muito exagerada devido ao nosso emocional”, conta o aluno Fernando Sacramento, que gostou do recurso da entrevista com um especialista para obter mais informações sobre um tema. A aluna Helena Martini gostou da proposta de aprendizagem a partir de “um assunto interessante que orientava também sobre como cuidar da nossa saúde mental das pessoas, diante de coisas que passamos a viver na pandemia, como termos que ficar afastados dos amigos, falando só pelo celular”, como declarou.

A psicóloga Nádia Monteiro e os estudantes Fernando Sacramento e Helena Martini destacam as múltiplas aprendizagens

CUIDANDO UNS DOS OUTROS

Para além dos fins de aprendizagem em sala de aula, o Vieira também tem dado importância à questão da saúde mental de alunos e famílias, prestando orientações por meio da equipe de psicólogos e psicopedagogos do Serviço de Orientação Educacional (SOE). Para os colaboradores, o Colégio até firmou convênio com o Centro de Atendimento Psicossocial (Ceapuc), da Universidade Católica do Salvador (UCSal) que oferece assistência gratuita à equipe, entre outras ações.

Fotos: Secom Vieira e acervos pessoais

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo