Abertura oficial da causa de beatificação do Padre Arrupe
Saiba mais sobre a vida do jesuíta que foi Superior Geral da Companhia de Jesus por mais de 30 anos
Nesta terça-feira (05/02) foirealizada a sessão de abertura para o início do inquérito diocesano sobre a vida, as virtudes heróicas e a fama de santidade do Servo de Deus,Pedro Arrupe Gondra, jesuíta, Superior-Geral da Companhia de Jesus. A cerimônia aconteceu na Sala da Conciliação constituída para o Tribunal no Palácio Apostólico Lateranense. Contoucom a presença do postulador padrePascual Cebollada, jesuíta e o rito será presidido pelo cardeal vigário Angelo De Donatis. Estiverampresentes o Delegado Episcopal Dom Slawomir Oder; o Promotor de JustiçaDom Giuseppe D’Alonzo; o notárioMarcello Terramani eo notário adjuntoFrancesco Allegrini.
Missionário no Japão
Pe. Arrupe nasceu em Bilbao, na Espanha em 14 de novembro de 1907. Estudava Medicina em Madri, quando amadureceu a decisão de se tornar jesuíta. Entrou para o noviciado em 1927 e no final da formação foi enviado ao Japão como missionário. Tornou-se mestre dos novícios e estava em Hiroshima quando foi lançada a bomba atômica sobre a cidade, no dia 6 de agosto de 1945. Para ajudar a população transformou o noviciado em um hospital de campo, e graças à sua formação médica ajudou muitos feridos. Essa experiência marcou-o profundamente.
Dedicação aos últimos
Em 1965 foi eleito Superior Geral da Companhia de Jesus, acompanhando a ordem dos jesuítas rumo à grande transformação que representa o Concílio Vaticano II: o grande esforço de renovação que a Igreja enfrenta se reflete também na vida e nas obras dos jesuítas, que se perguntam o que o Senhor espera deles naquele momento de tantas mudanças.
A questão sempre presente no seu coração foi a atenção aos últimos: foi sob a sua direção que a Companhia reinterpreta a sua missão como serviço da fé e promoção da justiça. De maneira particular, Padre Arrupe dedica-se aos refugiados, pedindo para toda a Companhia que responda a esse desafio. Foi graças a ele que hoje o JRS (Jesuit Refugees Service) é ativo em muitas regiões do mundo, entre as quais a Itália através do Centro Astalli.
No verão de 1981 Padre Arrupe sofreu um enfarte que o deixou paralisado e mudo. Deixou seu encargo, e faleceu em 1991, vivendo todo este tempo da doença rezando pela Companhia que tinha guiado por mais de trinta anos.
Fonte: Vatican News
Leia também
-
21.12.24
Vieira entra em recesso natalino até dia 2. Santuário segue com missas de final de ano. Confira horários!
Comunidade escolar tem participado de celebrações especiais desde antes do encerramento do ano letivo
-
20.12.24
Responsável por 2 dos 3 primeiros lugares nas aprovações no Enem no Brasil, SAS é adotado para todo Ensino Médio no Vieira
Sistema integra conjunto de ações do programa Vieira 2025+ de forma alinhada aos princípios da educação jesuítica
-
20.12.24
Vídeo com mensagem de fim de ano do Prof. Guidini abre edição especial do Informe RJE
Publicação reúne fatos mais marcantes do ano em que se comemorou os dez anos de constituição da Rede
-
19.12.24
Vieira reúne colaboradores em Natal com Setores
Missa especial também será celebrada para equipe de trabalhadores do colégio