Menu
Logo do site
Logo do site
17.11.21

Professora do Vieira é uma das autoras de livro sobre práticas didáticas antirracistas

Obra, intitulada Black Matters Matter, é fruto das conclusões de curso de extensão na Ufba

Professora do Vieira é uma das autoras de livro sobre práticas didáticas antirracistas

A formação especial promovida para professores do Colégio Antônio Vieira para reafirmar o compromisso da instituição para com uma educação antirracista é um dos pontos altos das ações realizadas este ano pelo Comitê para Educação Étnico-Racial e de Gênero do colégio – que voltam a se destacar neste Mês da Consciência Negra. Mas, antes mesmo desta ação, os professores do Vieira já atuavam, de modo geral, dentro dessa abordagem pedagógica, fundamentados também pelos princípios jesuítas que norteiam o projeto educativo da escola. Um dos exemplos é a professora Ana Rita Santana (foto), do Programa Bilíngue. Em 2019, ela participou de um curso de extensão, na Universidade Federal da Bahia (Ufba), de tema: Questões Étnico-Raciais no Ensino da Língua Inglesa e Culturas de Matriz Africana. O trabalho coletivo dos dez professores participantes resultou no livro Black Matters Matter, que deve ser lançado em breve pela editora Edufba.

A obra, em fase de impressão, tem cunho eminentemente didático, reunindo planos de aula, com atividades voltadas para a conscientização racial dos estudantes. “O livro traz a abordagem do tema, bem como conteúdos que não encontramos tão facilmente nos materiais didáticos da Língua Inglesa, por exemplo”, conta a professora Ana Rita, explicando que a formação na Ufba integrou o trabalho de pesquisa de doutorado da professora Joelma Santos, que ministrou as aulas. “Este curso foi mais um ‘turning point’ (divisor de águas) na minha vida tanto pessoal quanto profissional. Fui (re)apresentada a autoras e autores significativos dessa literatura, como Chinua Achebe, Chimamanda Adichie, bell hooks (Gloria Jean Watkins), Aparecida Ferreira, Silvio Almeida, entre outros, contribuindo para redimensionar minhas práticas pedagógicas”.

CHIMAMANDA ADICHIE

Esta semana, por exemplo, nas aulas do Programa Bilíngue para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) no Vieira, a professora Ana Rita apresentou um vídeo de uma palestra da escritora nigeriana Chimamanda Adichie, em que ela frisa justamente o perigo de uma única história (The danger of a single story). “A partir do depoimento da autora, os estudantes fizeram, em inglês, uma reflexão sobre não termos uma única visão somente de algo e sobre a importância de conhecermos outras culturas e outras histórias”, explica a teacher Ana Rita.


Confira você também o vídeo!

Foto: Secom/CAV.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo