Crianças fazem livro de ilustrações para retratar história de Malala
Estudantes do 5º ano EF apresentaram uma releitura visual sobre questões tratadas na obra da jornalista Adriana Carranca
A paquistanesa Malala Yousafzai, hoje aos 24 anos, tornou-se conhecida em todo o mundo ao se tornar uma defensora dos direitos das crianças, tendo sofrido, inclusive, um atentado por discursar, em seu país, para que as meninas também pudessem frequentar a escola. Com apenas 17 anos, foi a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz.
A história de Malala já é conhecida de muitos, mas no Colégio Antônio Vieira acaba de ganhar novas leituras em desenhos feitos por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental (EF). A partir do livro “Malala, a menina que queria ir à escola”, as crianças refletiram sobre os temas tratados e propuseram novas capas e ilustrações para os capítulos da obra da jornalista Adriana Carranca.
“Após pesquisas, rodas de conversa, vídeos acerca do tema abordado na obra e identificação de mensagens e lições ao longo da história, os alunos fizeram a retextualização do título, utilizando apenas a linguagem não verbal”, conta a professora Rita Correia, de Língua Portuguesa. “Para os alunos, foi uma experiência envolvente e extremamente diversificada. Eles também tiveram a oportunidade de trabalhar com as múltiplas inteligências e desenvolver o protagonismo infantil e, assim como propõe a Pedagogia Inaciana, vivenciaram o processo de contextualização, reflexão e ação”, completa a professora, que desenvolveu a atividade juntamente com a colega na disciplina, Viviane Virgens.
PENSANDO NO OUTRO
De acordo com a professora Rita Correia, além dos conhecimentos sobre a história de Malala e os conflitos socioculturais existentes no mundo, as crianças também foram incentivadas a trabalhar valores como respeito, solidariedade, companheirismo, dentre outros; além de desenvolver habilidades de argumentação e senso crítico. Assim, eles fizeram o livro não verbal, com nova capa e ilustrações, mas foram além: discutiram e promoveram um gesto concreto, com a ajuda das famílias, para gerar melhoria na vida das pessoas, sobretudo, crianças em situação de vulnerabilidade social.
Fotos: Secom/CAV e divulgação.
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