Protagonismo marca encerramento do Projeto ‘Como Criar e Recriar o Mundo?’
Atividade pedagógica visa despertar crianças como agentes de transformação social na formação enquanto cidadãos globais
Cidadãos globais em formação, estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira realizaram, durante todo o ano de 2021, atividades e reflexões a partir do questionamento “como criar e recriar o mundo”. O projeto pedagógico da série tem o objetivo de trabalhar a formação integral do aluno, enfatizando valores, relacionados à ética e à cidadania e potencializando, paralelamente, a aprendizagem, a produção do conhecimento, o protagonismo, além de despertar o compromisso como agente de transformação social.
Neste mês, as turmas apresentaram os trabalhos de conclusão, marcados pela criatividade e diversidade de linguagens, por meio de diversas propostas: poesia, teatro, jornal, jogral, vídeo, músicas, maquetes e cartazes. “Tudo caprichado e idealizado por cada aluno, protagonista do seu conhecimento e das suas ideias”, como frisa a coordenadora pedagógica da série, professora Maria Cristina Almeida.
“Partindo do norteador que foi a Campanha da Fraternidade 2021, cujo tema é: ‘Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor’, buscamos motivar o aluno a conhecer como é possível, através do diálogo que acolhe, orienta e se faz apoio, transformar o mundo onde vivemos em um lugar melhor: mais saudável, ético, justo, igualitário e fraterno para todos os seus habitantes. Para tanto, convidamos as crianças a refletir sobre sua ação de jovem cidadão e cidadã, agente transformador dos espaços onde convive, utilizando o diálogo como elemento catalizador na construção da sociedade”, explica a coordenadora pedagógica.
ABORDAGENS
A professora conta que “professores e alunos, vencendo todos os desafios desse tempo de pandemia, compartilharam em grupo, partilharam experiências e percepções, articulando a pesquisa, a cultura, a tecnologia, a ciência, alinhadas às bases da Pedagogia e Espiritualidade Inacianas”. Segundo ela, o projeto interdisciplinar “Como criar e recriar o mundo?” dá continuidade à proposta curricular da série, promovendo e motivando o aluno ao desenvolvimento de competências e habilidades para melhor atuar, viver e conviver dentro da sociedade. As abordagens foram desenvolvidas contemplando quatro subtemas: Dialogando com o meio ambiente e com a sustentabilidade; Dialogando com a cidadania e com o bem-estar social; Dialogando com a Arte e com a diversidade; e, Dialogando com o corpo e a mente.
Confira mais momentos das apresentações em sala de aula!
Fotos: Secop/CAV.
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica