7° ano EF lança curtas-metragens sobre cultura de paz
A exibição do material marcou a conclusão do projeto “Artes in Cena”, realizada entre os dias 12 e 14 de novembro.
Shows na tela e no palco. O lançamento dos curtas-metragens do projeto interdisciplinar do 7º ano EF “Artes in Cena”, que em 2018 trouxe o tema “cultura de paz: um exercício diário”, encantou os familiares dos estudantes e toda comunidade educativa do Vieira. Além da exibição dos filmes das turmas, o evento realizado entre os dias 12 e 14 de novembro contou com apresentações musicais e dramatizações repletas de mensagens de amor, igualdade e paz.
Para produzir os vídeos, os alunos estiveram mobilizados, durante o ano, em pesquisas, bate-papos, palestras com especialistas e aulas de campo, em que refletiram sobre os subtemas do trabalho, que foram ligados à Campanha da Fraternidade 2018 (Fraternidade e superação da violência). “Desde o início do ano, nós acompanhamos a produção dos alunos e as aprendizagens adquiridas. Na culminância, percebemos o quanto eles evoluíram e criaram o grau de criticidade e sensibilidade para lidar com questões necessárias e tão importantes para a nossa sociedade”, destacou a coordenadora do 7° ano EF, prof.ª Maria Cristina Almeida.
Múltiplos aprendizados
Para a mãe vieirense, Anamélia Franco, o “Artes in Cena” contribuiu para mostrar aos alunos a importância de trabalhar em grupo. “Podemos distinguir esse projeto por ser um trabalho coletivo e pela sua capacidade de fazer com que os estudantes desenvolvam a sensibilidade, a afetividade, além de uma reflexão sobre o aspecto social”, relatou ela. Já professor Everton Assunção acrescenta que a atividade despertou nos alunos um novo olhar. “O resultado é surpreendente, pois quando assistimos aos curtas percebemos a capacidade criativa dos estudantes. Isso é algo que nos emociona muito”, afirmou.
Os alunos também aprovaram a experiência e afirmam que colocarão em prática os valores aprendidos com as temáticas trabalhadas nos curtas-metragens. “Foi legal e interessante participar. O projeto me ajudou a perder a timidez”, contou Fernando Aléxis. O trabalho também inspirou a estudante Letícia Maciel. “Levarei essa experiência por toda a vida e acredito que vai nos ajudar a construir uma cultura de paz”, concluiu ela.
Leia também
-
04.02.25
Vieira reinaugura Passarela das Artes com exposição que celebra 50 anos de carreira de Bel Borba, ex-aluno ilustre do colégio
Artista plástico, que atualmente é pai vieirense, destacou caráter afetivo da mostra
- 22.01.25 Vieira promove primeiras reuniões de pais e educadores de 2025. Veja a programação por série!
-
17.01.25
Saiba tudo sobre a volta às aulas no Vieira
Tire aqui suas dúvidas e comece bem o ano letivo de 2025
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+