Lançada a Campanha da Fraternidade 2022 com tema Educação
Vieira engaja-se na ação e reafirma compromissos da missão educativa da Companhia de Jesus
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, na última quarta-feira (2), a Campanha da Fraternidade de 2022, com o tema “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico, extraído de Provérbios 31, 26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”. Realizada pela CNBB todos os anos no tempo da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, a campanha tem como objetivo conclamar as pessoas e comunidades de fé a refletir, avaliar, identificar e realizar ações em prol de questões que afligem a humanidade, sobretudo, os menos favorecidos.
No Colégio Antônio Vieira – instituição confessional católica que se destaca pelo compromisso por uma educação integral e de qualidade, inclusive com oferta de ensino médio gratuito no turno noturno para jovens de famílias de baixa renda–, a campanha vai além dos cartazes espalhados pelos ambientes de aprendizagem, mas na reafirmação da missão educativa da Companhia de Jesus cujos princípios e valores vão ao encontro do que propõe a CNBB. Na Bahia, os jesuítas ainda desenvolvem diversas ações assistenciais e de Educação Popular em cidades do interior, como Capim Grosso, Feira de Santana e Ilhéus.
“É um tema fundamental para os tempos que estamos vivendo em que é importante valorizar o ser humano em sua integralidade, e a educação abre os horizontes neste sentido. Então, a Campanha nos provoca a ter uma fraternidade maior, mais integrada, mais unida, a partir deste tema. E quando a gente traz a Educação para o centro, a gente reconhece seu papel na reflexão, conscientização e solução para diversos conflitos no mundo, ampliando a esperança de transformação a partir da ação das escolas, por exemplo, especialmente as instituições católicas de ensino. Tudo iluminado pelo tempo quaresmal que nos chama à conversão, a uma entrega maior a Deus e aos ensinamentos de Jesus. Então, é um tema iluminador para que a gente sempre converta a Educação para o bem”, destaca o professor João Ramiro, coordenador do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral do Vieira (Sorpa).
“Pela terceira vez, a Campanha traz o tema Fraternidade e Educação, agora inspirada pelo Pacto Educativo Global, no qual o Papa Francisco nos desafia a buscar uma educação que seja humanizada e contribua para a formação de pessoas integradas e interligadas. Se queremos falar em termos de educação jesuítica, uma educação que forme cidadãos e cidadãs globais e que seja uma educação de qualidade para todas as pessoas. A Campanha da Fraternidade quer, assim, nos inspirar e animar a promovermos uma educação integral, fraterna e solidária, inspirada no modo de proceder de Jesus, o grande educador”, afirmou o padre Emmanuel Araújo, SJ, assistente espiritual do Vieira.
MENSAGEM DO PAPA
Em mensagem aos brasileiros, o Papa Francisco destacou que ao mesmo tempo que se reconhece e valoriza a responsabilidade dos governos na tarefa de auxiliar as famílias na educação dos filhos, garantindo a todos o acesso à escola, deve-se igualmente reconhecer e valorizar a importante missão da Igreja no âmbito educativo. E fez votos para o sucesso de mais uma edição da campanha.
“Desejo de todo o coração que a escolha do tema “Fraternidade e Educação” se torne causa de grande esperança em cada comunidade eclesial e de efetiva renovação nas escolas e universidades católicas, a fim de que, tendo como modelo de seu projeto pedagógico a Cristo, transmitam a sabedoria educando com amor, tornando-se assim modelos desta formação integral para as demais instituições educativas”, disse, completando: “Desejo igualmente, queridos irmãos e irmãs, que o itinerário quaresmal, iluminado pela reflexão proposta, seja ocasião de verdadeira conversão e que as sementes lançadas ao longo deste caminho encontrem nos corações dos fiéis a boa terra onde possam frutificar em ações concretas a favor de uma educação integral e de qualidade”.
MENSAGEM DE DOM SERGIO
Em artigo publicado no jornal A TARDE, o cardeal arcebispo de Salvador, Dom Sergio da Rocha, afirmou que “pela sua grande importância e atualidade, o tema da Educação, com seus vários aspectos, já trabalhado em duas campanhas anteriores, merece redobrada atenção e o empenho de todos os que se dispõem a viver a fraternidade”. Ele destacou que a Campanha da Fraternidade não deve se restringir ao âmbito das celebrações ou orações, nem mesmo do estudo ou reflexão. embora sejam muito importantes. “Ela deve ser concretizada através de iniciativas pessoais e comunitárias que promovam a vivência da fraternidade em diversas situações e ambientes, contribuindo para a construção de uma sociedade alicerçada no amor, na justiça e na paz”.
ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2022
Pai Santo, neste tempo favorável de conversão e compromisso,
dai-nos a graça de sermos educados pela Palavra que liberta e salva.
Livrai-nos da influência negativa de uma cultura em que
a educação não é assumida como ato de amor aos irmãos
e de esperança no ser humano.
Renovai-nos com a vossa graça para vencermos o medo, o desânimo e o cansaço, e ajudai-nos a promover uma educação integral, fraterna e solidária.
Fortalecei-nos, para que sejamos corajosos na missão de educar para a vida plena em família, em comunidades eclesiais missionárias, nas escolas, nas universidades e em todos os ambientes.
Ensinai-nos a falar com sabedoria e educar com amor!
Fazei com que a Virgem Maria, Mãe educadora, com a sabedoria dos pequenos e pobres, nos ajude a educar e servir com a pedagogia do diálogo, da solidariedade e da paz.
Por Jesus, vosso Filho amado, no Espírito, Senhor que dá a vida.
Amém.
Com informações do Vatican News e jornal A TARDE.
Fotos: Arquidiocese de Salvador e ACI Prensa.
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica