Biblioteca do Vieirinha celebra com crianças Dia Nacional do Livro Infantil
Lançamento de nova obra de Emília Nuñez é um dos destaques da programação que segue durante a semana
Uma programação especialmente pensada para que os pequenos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira possam mergulhar nos encantos e aprendizagens dos livros infantis, ampliando ainda mais o interesse pela leitura. Desde a última segunda-feira (18), Dia Nacional do Livro Infantil, a biblioteca do Vieirinha vem desenvolvendo atividades voltadas para este fim em ações que se estendem durante a semana.
Um dos destaques da programação foi o lançamento do mais novo livro da escritora baiana Emília Nuñez: “A tartaruga que não queria comer”. Um evento especial para os estudantes do 2º ano EF, realizado em horários diversos para as turmas do matutino e vespertino. Ex-aluna do Vieira, a escritora é hoje uma referência em publicações infantis, com obras como A Menina da Cabeça Quadrada; Zumbi.net; A Mini Fashionista, A Banda das Meninas, Da Raiz do Cabelo até a Ponta dos Pés, Brincar de Livro e a Jacarezinha que Mordia, entre outras. “As obras têm como foco a leitura compartilhada e os impactos positivos na vida de famílias e crianças, com incentivo para que se mescle o universo cibernético com poder da leitura de livros no processo de educação”, informa o blog Mãe que Lê, idealizado pela autora.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E RECREIO INTERATIVO
A garotada do Vieirinha, de todas as séries, terá também uma semana especial de contação de histórias pela equipe da biblioteca: Ana Cristina, Jaciara Gonçalves, Robson Dias e Sheyla Bastos, já tão conhecidos das crianças, inclusive pela publicação de vídeos com interpretações que encantam os pequenos. E mais: as crianças ainda terão recreio interativo, inspirado nos livros infantis, com brincadeiras de criação de narrativas e enredos, além de muitos desenhos.
A importância do Dia Nacional do Livro Infantil também está sendo destacada pela equipe da biblioteca nas atividades. A data é uma homenagem ao nascimento do primeiro escritor brasileiro a escrever para crianças: Monteiro Lobato. Ele é autor de clássicos, como O Picapau Amarelo, Reinações de Narizinho, O Saci e o Sítio do Picapau Amarelo (com 23 volume), entre outras obras, muitas das quais também fazem parte do acervo da biblioteca do Vieirinha.
Para a bibliotecária Jaqueline Torres, gestora das bibliotecas do Vieira, é muito importante enaltecer o livro infantil no contexto atual. “Vendo a alegria das crianças durante esses momentos da programação, percebemos o quanto os livros também ocupam um espaço importante no cotidiano de aprendizagens múltiplas delas. Por isso, celebramos o livro infantil não só no 18 de abril, mas o ano inteiro, por meio de contações de histórias, oficinas literárias, feiras de livros e muitas outras atividades”, diz a gestora, satisfeita com o retorno das crianças. “Nosso objetivo é formar leitores conscientes, competentes, para contribuir para uma sociedade mais humana e igualitária”, completa, concluindo: “E viva o livro infantil!”
Veja mais fotos!
Fotos: Secom/CAV
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica