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25.04.22

Produção de cordéis científicos valoriza cultura regional e estimula pensamento crítico

Atividade com estudantes do 8º ano EF é realizada em codocência entre Redação e Iniciação Científica

Produção de cordéis científicos valoriza cultura regional e estimula pensamento crítico

Uma aula de valorização da cultura regional e estímulo ao pensamento crítico. Este foi o tom da participação especial da coordenadora de Projetos Culturais do Colégio Antônio Vieira, professora Sálua Chequer, que é mestre em Arte, Educação e Cultura pela Universidade Internacional Menendez Pelayo (UIMP), da Espanha, e atua há mais de trinta anos como pesquisadora na área da Cultura Popular. Ela foi convidada pela equipe pedagógica do 8º ano do Ensino Fundamental (EF) da instituição para uma apresentação sobre literatura de cordel, exercitando a produção pelos estudantes.

“Falamos da origem, importância da métrica, rima e oração, bem como cordelistas renomados e a expansão do estilo literário pelo Brasil com o reconhecimento por grandes escritores, como Ariano Suassuna, assim como também fizemos juntos sextilhas (estrofes com seis versos)”, conta professora Sálua, considerada “uma grande referência em arte, educação e cultura popular”, como destaca a coordenadora pedagógica da série, professora Iara Queiroz.

Professora Sálua Chequer em aula especial sobre cordel literário no Espaço Klein, SJ

As aulas especiais com todas as turmas da série foram realizadas no Espaço Pe. Klein, SJ. De acordo com a coordenadora pedagógica, a ação integrou o conjunto de atividades de Redação e Iniciação Científica ministradas em codocência, com o objetivo de promover e estruturar o pensamento e a prática científica, prevendo ainda a socialização de pesquisas e a definição das temáticas para elaboração do cordel. 


TEMAS CONTEMPORÂNEOS

“Nesta atividade, desenvolvemos com os estudantes temas atuais específicos, fomentando a construção do pensamento crítico e científico, a partir de cinco temas: excesso de informação no mundo atual (fake news e manipulação de dados);  emprego e desemprego no contexto da indústria 4.0; alimentação, fome e desperdício; o protagonismo feminino na Ciência; e, recursos naturais, consumo e economia circular”, conta professora Iara. Ela explica que as aulas em codocência no 8º ano EF vêm ocorrendo em relação a diversas disciplinas, a partir de metodologias ativas que potencializam a aprendizagem pelos estudantes. 


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Fotos: Secom/CAV.

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