Novo PPP do Vieira é tema de formação de gestores
Projeto Político Pedagógico, atualizado este ano, pautou dinâmicas e reflexões em encontro de desenvolvimento da equipe de liderança
O Colégio Antônio Vieira promoveu uma atualização do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da instituição, com a incorporação de novas práticas de ensino-aprendizagem que já vinham sendo adotadas nos últimos anos, mas que ainda não constavam no antigo documento do PPP, que datava de 2015. O novo PPP, disponibilizado no site do Colégio, foi o tema de um dos encontros do Programa de Desenvolvimento de Gestores (PDG), formação que é realizada, ao longo do ano, junto à equipe de liderança da instituição.
O evento específico para tratar do documento atualizado foi muito especial, com dinâmicas pautadas pela valorização da expressão artística e das competências socioemocionais, além de contar com a participação de outros colaboradores que exercem funções estratégicas, como pastoralistas e orientadoras educacionais.
Com tema “PDG 2022: Uma jornada viva de renovação – Lançamento do Projeto Político Pedagógico 2022” foram trabalhados conteúdos relacionados à Identidade Inaciana, atuação em grupo, relacionamento interpessoal, além da visão sistêmica da instituição e o papel de cada um e de suas respectivas equipes para a missão educacional do Vieira e, consequentemente, para o cumprimento dos propósitos previstos pelo novo PPP. O processo de construção do PPP e todo o seu sentido, diante da missão educativa jesuíta, foram apresentados pela diretora-geral do Vieira, Mariângela Risério (foto acima). Ela conduziu os trabalhos da equipe que atuou na atualização do documento.
SIMBOLOGIA
Os gestores ainda analisaram a simbologia da capa do novo PPP que retrata o mosaico Opus Incertum, obra do artista plástico Vanderlei Oliveira instalada no hall de entrada do Vieirão. O painel mostra um ipê em meio a um céu azul. A árvore foi escolhida para simbolizar a Nação Brasileira, por estar sempre florida na época da Independência. Foi trabalhada ainda, metaforicamente, a Lenda do Ipê, em que a árvore teria sido abençoada por Deus, com várias cores e texturas, por ter sido a única que assumiu a missão de florescer no inverno. “Da mesma forma, o PPP busca cumprir a missão educativa jesuíta, inclusive enfrentando as adversidades do mundo contemporâneo”, avaliaram os gestores, compartilhando exemplos vivenciados na prática do dia a dia escolar.
No evento, realizado bem ao lado do mosaico, também foram reafirmados os princípios e valores da Rede Jesuíta de Educação, enfatizando o foco na formação integral e integradora do sujeito, sejam alunos ou colaboradores. Dinâmicas com bolinhas de sabão, composição de quadrinhas e parangolés contribuíram para os objetivos de desenvolver na equipe as dimensões socioemocionais; exercitar a imaginação, a afetividade e a criatividade; experienciar os princípios e valores inacianos; explorar e fortalecer os sentidos, bem como os vínculos com os colegas e com o Vieira.
Pastoralistas do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa), professores do Departamento de Arte e Música, além da coordenadora de Projetos Culturais do Vieira, a professora Sálua Chequer, abrilhantaram a formação com atividades que exploraram a arte e a cultura do brincar. O dia de formação ainda contou com uma participação muito especial: a dos alunos Maria Áurea Costa e Leonardo Reis, que apresentaram poema e deram depoimentos sobre como percebem o projeto pedagógico diferenciado do Vieira em sua formação.
GESTORES APROVARAM
“Saber que vamos participar do PDG é sempre um momento de boas expectativas. Na atividade em especial, realizada ao lado do mosaico do Ipê, que ilustra a capa do nosso PPP, me senti energizada. Fizemos uma dinâmica envolvente, onde conversamos sobre os valores humanísticos norteadores da nossa prática pedagógica aqui no colégio. Fomos ainda convidados a produzir e apresentar uma música que representasse um dos princípios e valores que caracterizam a Rede Jesuíta de Educação: ‘Criatividade e Inovação’. E foi maravilhoso!!! A interação e harmonia do grupo resultou numa linda apresentação musical”, conta a supervisora do Serviço de Vida Comunitária (Sevic), Eilane Piñeiro.
A orientadora educacional Daniele Aguiar (SOE) destaca que, tendo em vista a formação continuada como um dos pilares do Projeto Político Pedagógico, o encontro contemplou os participantes com momentos de imersão, “acerca da nossa Identidade Inaciana, no nosso jeito de ser, agir e de se sentir pertencentes a essa comunidade”, como frisou. “O novo PPP revela-se de grande valia, pois, reflete a nossa missão educativa pautada na essência, crenças, valores e ancorados pela Pedagogia Inaciana – que a todo instante nos convoca a pensar/agir com autonomia, profundidade, discernimento, sentido e solidariedade, fraternidade e cuidado, em diálogo com o contexto desafiador do tempo presente”, conclui.
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Fotos: Secom/CAV.
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